Aprovada na Câmara, Reforma Tributária agora segue ao Senado; veja próximos passos
Previsão é de que proposta seja votada na Casa Alta até o fim do ano
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Aprovada pela câmara dos Deputados na madrugada desta sexta-feira (7), a Reforma Tributária segue agora para o Senado.
Caso os senadores proponham alguma emenda, vetem algum dispositivo ou aprovem o texto-base com qualquer alteração do que foi discutido na Câmara, os deputados recebem novamente o projeto, para votar a matéria com as mudanças feitas. Só então seguirá para sanção presidencial.
Ainda no Senado, o texto deve passar pela Comissão de Assuntos Econômicos antes de ir a plenário. Prefeitos e governadores devem ser ouvidos sobre o tema, além de integrantes do governo federal.
Uma das principais ministras envolvidas na Reforma, a chefe do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), aposta que a proposta será discutida com calma no Senado e só deve ser aprovada no fim do ano.
"Tem algumas particularidades, acho que é uma Casa que vai precisar de um pouco mais de tempo. E é até bom que se tenha esse tempo", disse ela ao R7.
Essa também é a previsão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O parlamentar defendeu ainda que a Reforma Tributária é uma das principais pautas do ano e precisa ser discutida e colocada para votação.
"Eu confio muito na obviedade sobre a necessidade da reforma tributária. Não se há mais que argumentar que é preciso amadurecer um pouco mais. De tão madura ela já está na hora de ser apanhada do pé", disse ele durante evento da Confederação Nacional das Indústrias.