Ar poluído ainda afeta 99% das pessoas no planeta, diz ONU
Dia Internacional do Ar Limpo é celebrado nesta quarta-feira (7)
Foto: ONU
No Dia Internacional do Ar Limpo, celebrado nesta quarta-feira (7), o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, chamou atenção para uma resolução que reconheceu o direito universal ao meio ambiente limpo, saudável e sustentável. Segundo ele, o ar poluído ainda é um problema mundial e afeta 99% das pessoas no planeta.
Guterres disse também que pessoas vulneráveis são as mais prejudicadas pelo ar impuro. Segundo ele, ações como investir em energias renováveis, fazer uma transição rápida dos combustíveis fósseis, avançar para veículos de emissão zero e modos de transporte alternativos, bem como aumentar o acesso a cozinhas, sistemas de aquecimento e refrigeração limpos e reciclar lixo salvariam milhões de vidas.
Ainda em comunicado, Guterres afirma que as boas práticas conseguiriam retardar as alterações climáticas e iriam acelerar o desenvolvimento sustentável. Por isso, no terceiro Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul, ele faz um apelo a todos os países que trabalhem em conjunto para combater a poluição do ar.