Aras quer que PGR faça 'análise prévia' dos nomes indicados pelo relatório da CPI
Ação deve acontecer antes de decidir sobre eventuais denúncias

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, anunciou nesta terça-feira (26), que vai encaminhar o relatório oficial da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid para "análise prévia" do Gabinete Integrado Covid-19 (Giac), órgão da Procuradoria-Geral da República criado para fiscalizar as políticas públicas da pandemia.
De acordo com o PGR, apenas após a análise ele deve decidir sobre a instauração de denúncias contra as autoridades com foro privilegiado indiciadas pela comissão.
O documento deve ser entregue à Aras pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) e o presidente Omar Aziz (PSD-AM), nesta quarta-feira (27), às 11h30.
Até o momento, não foram divulgados mais detalhes sobre como o Giac irá conduzir a análise. O grupo é formado por procuradores e servidores do Ministério Público Federal, com participação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e está sob o comando da subprocuradora-Geral da República, Lindôra Araújo.
Aprovação do Relatório Final
Com 7 votos favoráveis contra 4 contrários, o relatório final da CPI da Covid-19 foi aprovado na noite desta terça-feira (26). O documento contém 80 indiciamentos, incluindo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os filhos Carlos, Eduardo e Flávio.