Areia invade calçada na orla de Piatã em Salvador e causa queda de ciclistas
Segundo o Cemadec, as rajadas de vento passaram dos 30km/h nas estações meteorológicas próximas ao bairro
Foto: Reprodução
A calçada da orla de Itapuã, em Salvador, foi tomada pela areia da praia, nesta segunda-feira (15). Pequenas dunas foram formadas na Avenida Octávio Mangabeira, e causaram a queda de ciclistas e corredores.
O episódio aconteceu devido ventos fortes que atingiram a capital baiana. De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), as rajadas passaram dos 30km/h nas estações meteorológicas próximas ao bairro de Piatã, chegando a 33,8 km/h na estação Itapuã-UBS.
A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) declarou, por meio de nota, que a região da orla de Piatã é varrida todos os dias: “Quando há um grande volume de areia nas ciclovias, um mutirão de limpeza é realizado, devolvendo a areia para a praia”.
No dia 3 de janeiro, os moradores da Rua Dr. Augusto Lopes Pontes, no bairro de Costa Azul, foram afetados por um deslocamento de dunas que invadiu a pista e encobriu um ponto de ônibus.
O Cemadec também informou que o inverno é a estação onde se esperam ventos mais intensos em direção a costa do Nordeste. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a previsão de ventos acima dos 20km/h nesta semana, com destaque para a terça-feira (16) e o domingo (21), onde a ventania deve chegar a 26km/h.