Argentina comunica Itamaraty sobre a vinda de Milei
Presidente da Argentina virá para Santa Catarina para participar de fórum conservador neste fim de semana
Foto: Reprodução / Redes Sociais
A embaixada da Argentina comunicou oficialmente o Ministério das Relações Exteriores (MRE) nesta quinta-feira (4) sobre a vinda do presidente Javier Milei ao Brasil, no próximo fim de semana. A viagem de Milei ao território brasileiro será para participar da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, nos dias 6 e 7.
O evento prevê palestras de políticos de direita e extrema-direita, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A presença de Milei no fórum conservador contrasta com a ausência prevista do presidente da Argentina em outro evento: a Cúpula do Mercosul, marcada para o próximo dia 8 em Assunção, no Paraguai.
Nessa quarta-feira (3), o Itamaraty afirmou que a ausência do chefe de Estado argentino é "lamentável", mas não esvazia o encontro. Segundo o órgão, esta será a primeira vez que um país-membro não é representado pelo presidente em uma reunião de cúpula do bloco.
O ex-presidente Jair Bolsonaro não participou do encontro presencialmente, em 2022, mas se dirigiu aos demais chefes de Estado por meio de um vídeo.
A decisão de Milei de faltar ao encontro também ocorre dias após um post nas redes sociais em que o argentino voltou a criticar o presidente Lula, chamando o petista de "corrupto" (relembre mais abaixo). A postagem acirrou uma situação já complicada entre os chefes de Estado.