Argentina se articula para evitar ruptura no Mercosul

Embaixador argentino no Brasil também busca apoio no Congresso Nacional

Por Da Redação
Ás

Argentina se articula para evitar ruptura no Mercosul

Foto: Reprodução

Com os desentendimentos políticos entre os presidentes Jair Bolsonaro e Alberto Fernández, os governos do brasil e Argentina trabalham numa negociação técnica que ameaçao futuro do Mercosul, segundo fontes de ambos os países ao GLOBO.

O embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, dedicou as últimas semanas a recolher apoio à posição argentina na disputa, o que incluiu encontros com os ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e José Sarney. Em paralelp ele também busca apoio no Congresso Nacional. 

O governo argentino fez uma nova proposta ao Brasil sobre a reforma da Tarifa Externa Comum (TEC, que taxa produtos de fora do bloco), hoje, em média, de 11,7%. Nessa, o país argentino aceita que o Brasil  faça uma redução de 10% agora, e se compromete a baixar 10% da TEC de 75% de suas posições tarifárias em janeiro de 2022. 

O Brasil e Uruguai querem sinal verde para negociações que não necessariamente incluam os quatro membros do Mercosul, mas Argentina e Paraguai não aceitam. Os dois pontos de conflito serão discutidos nesta quinta-feira (27), em reunião de coordenadores do bloco.  Caso haja acordo, ministros da Economia, com exceção a do Brasil e chanceleres, se reunirão em 8 de junho, em Buenos Aires.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário