Argentina se articula para evitar ruptura no Mercosul
Embaixador argentino no Brasil também busca apoio no Congresso Nacional

Foto: Reprodução
Com os desentendimentos políticos entre os presidentes Jair Bolsonaro e Alberto Fernández, os governos do brasil e Argentina trabalham numa negociação técnica que ameaçao futuro do Mercosul, segundo fontes de ambos os países ao GLOBO.
O embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, dedicou as últimas semanas a recolher apoio à posição argentina na disputa, o que incluiu encontros com os ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e José Sarney. Em paralelp ele também busca apoio no Congresso Nacional.
O governo argentino fez uma nova proposta ao Brasil sobre a reforma da Tarifa Externa Comum (TEC, que taxa produtos de fora do bloco), hoje, em média, de 11,7%. Nessa, o país argentino aceita que o Brasil faça uma redução de 10% agora, e se compromete a baixar 10% da TEC de 75% de suas posições tarifárias em janeiro de 2022.
O Brasil e Uruguai querem sinal verde para negociações que não necessariamente incluam os quatro membros do Mercosul, mas Argentina e Paraguai não aceitam. Os dois pontos de conflito serão discutidos nesta quinta-feira (27), em reunião de coordenadores do bloco. Caso haja acordo, ministros da Economia, com exceção a do Brasil e chanceleres, se reunirão em 8 de junho, em Buenos Aires.