• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Ataques de Israel em Gaza podem ser crimes de guerra, diz comissária da ONU

Ataques de Israel em Gaza podem ser crimes de guerra, diz comissária da ONU

Para Michelle Bachelet, grupo islâmico também violou a lei humanitária

Por Da Redação
Ás

Ataques de Israel em Gaza podem ser crimes de guerra, diz comissária da ONU

Foto: Reprodução/ONU

A alta comissária dos Direitos Humanos das Organizações das Nações Unidas (ONU) Michelle Bachelet, disse nesta quinta-feira (27), em sessão especial do conselho, que os ataques de Israel letais em Gaza podem ser constituídos como crimes de guerra e que o grupo islâmico Hamas também violou a lei humanitária internacional disparando foguetes contra os israelenses. 

Bachelet informou que seu escritório analisou 270 mortes de palestinos em Gaza, na Cisjordânia e em Jesusalém Oriental, incluindo 68 crianças, durante episódios de violência deste mês. Ainda segundo ela, a maioria das vítimas morreram em Gaza, controlada pelo Hamas, onde Israel enfrentou militantes durante 11 dias, em conflito. 

"Apesar das afirmações de Israel de que muitos dos edifícios [em Gaza] estavam abrigando grupos armados ou sendo usados para propósitos militares, não vimos indícios a esse respeito", acrescentou.

"Se considerados indiscriminados e desproporcionais, tais ataques podem constituir crimes de guerra", disse Bachelet ao fórum de 47 membro. Ela também pediu ao Hamas que se abstenha de disparar foguetes indiscriminadamente contra Israel.

"Cada um desses foguetes constitui um crime de guerra", afirmou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário