Argentina, Uruguai e Sul do Brasil sofrem com onda de calor extremo
Calor vai castigar uma extensa área da América do Sul nos próximos dias
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Rio Grande do Sul enfrenta um início de ano com temperaturas muito acima da média. Desde o começo do verão, as marcas acima do normal da climatologia histórica dominam os termômetros do estado gaúcho. Os meses de dezembro e janeiro tiveram médias superiores ao padrão histórico e fevereiro segue a mesma tendência.
Um período extremamente quente nos próximos dias vai contribuir ainda mais para que as altas temperaturas cresçam neste mês de fevereiro no território gaúcho, com registros que vão ficar perto ou acima dos 40 °C em diversas cidades do estado.
Além do estado brasileiro, países vizinhos como Argentina e Uruguai são atingidos com uma onda extrema de calor. Os serviços meteorológicos oficiais dos países emitiram alerta para altas temperaturas na região.
A previsão é que o domingo (12) seja o pior dia de calor tanto na capital da Argentina, Buenos Aires, como em Montevidéu, no Uruguai. A temperatura deve se aproximar dos 40 °C na cidade argentina e passará dos 40 °C na área metropolitana, o chamado conurbano.