Michel Telles

Aristides Maltez recebe novo espaço de leitura para crianças em tratamento

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Aristides Maltez recebe novo espaço de leitura para crianças em tratamento

Foto: Divulgação

Amanhã (25), 8h, o Hospital Aristides Maltez (HAM) realiza a inauguração de um novo espaço de leitura na brinquedoteca localizada no serviço de Oncologia Pediátrica da unidade hospitalar.  O espaço é fruto do projeto Leiturinhas no Hospital e conta com um acervo de 850 novos livros entre romances, quadrinhos, contos e títulos infantojuvenis de grandes editoras brasileiras, além de 60 jogos e brinquedos educativos. A implantação do espaço de leitura é uma realização da CEC Brasil com patrocínio da Bayer via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura.

O projeto vai contemplar os cerca de 40 pacientes em ambulatório e 18 pacientes internados, entre 0 e 18 anos, que frequentam o prédio diariamente para tratamento oncológico, além dos pacientes internados na Oncopediatria do HAM. A iniciativa consistiu na revitalização do ambiente com pinturas e aquisição de mesas e cadeiras de leituras, livros, ambientação lúdica e acessibilidade para acolhimento de pacientes e famílias.Essa é a terceira entrega do projeto Leiturinha do Hospital em 2021, sendo os demais espaços inaugurados no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, em Recife, e no Hospital de Oncologia de Uberlândia, em Minas Gerais. 

 

Dra. Maria Romilda Maltez, 1ª vice-presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), mantenedora do HAM, agradece a iniciativa: "Estamos muito felizes e gratos pela criação deste ambiente cultural mágico de leitura na brinquedoteca da Oncopediatria do HAM. Um belo e nobre projeto de beleza, leveza e amor, que permitirá que as crianças e os adolescentes assistidos possam amenizar as suas dificuldades e ampliar os seus horizontes de conhecimento e de sonhos. Nossos profundos agradecimentos e nosso compromisso de bem cuidar das flores que estão sendo ora plantadas"            .

Para Kaline Vânia, sócia da CEC Brasil, “humanizar os hospitais públicos é uma proposta importante para melhoria da qualidade de pacientes de longa duração. No caso de crianças, a criação de estratégias como forma de atenuar o processo de hospitalização decorrente do estresse e ansiedade devido à doença, além do sofrimento físico, procedimentos médicos e rotina hospitalar desgastante, torna-se de fundamental relevância”.

Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Leiturinhas no Hospital conta com capacitações em formato online para funcionários do hospital e voluntários sobre a mediação de leituras em hospitais e utilização do espaço (3 horas), contação de histórias e alfabetização (30 horas). A utilização do espaço segue todos os protocolos de segurança e distanciamento social durante a pandemia da Covid-19.

LEITURINHAS NO HOSPITAL – O projeto Leiturinhas no Hospital nasceu com a missão de humanizar as relações no ambiente hospitalar, promovendo a leitura e o bem-estar dos pacientes de hospitais públicos, por meio do acesso a um espaço de entretenimento e conhecimento. O projeto pretende, por meio da ludicidade e dos livros, gerar conforto e segurança assistencial aos pacientes e seus acompanhantes, funcionando como espaço integrativo e saudável que estimula a criatividade e o conhecimento. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário