Arthur Lira defende derrubar veto de Lula a dispositivo do Novo Marco Fiscal
Presidente da Câmara diz que rejeição é em nome da eliminação do déficit nas contas primárias
Foto: Lula Marques/Agência Brasil | Ricardo Stuckert/PR
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), manifestou, na última sexta (1), a convicção de que o veto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao dispositivo do projeto do novo marco fiscal, que impede o governo de retirar "quaisquer despesas" da meta, deve ser derrubado pelo Congresso Nacional.
Durante o evento "Expert" da XP Investimentos em São Paulo, Lira afirmou que, embora seja prerrogativa do presidente vetar qualquer matéria legislativa que julgue prejudicial ao governo, o Congresso também tem o direito de rejeitar o veto. Ele enfatizou que a casa legislativa está disposta a realizar um "debate franco" sobre as medidas necessárias para eliminar o déficit nas contas primárias, conforme previsto no Orçamento do próximo ano, que foi encaminhado pelo Executivo ao Congresso.
Lira destacou que, após a eleição de outubro, o Congresso concedeu a oportunidade ao governo de executar um Orçamento com previsões de aumento de gastos, com a aprovação da PEC da Transição. Entretanto, ele ressaltou a importância de manter padrões elevados daqui em diante, quando questionado sobre a capacidade do governo de alcançar o equilíbrio entre receitas e despesas no próximo ano.