Política

Arthur Lira destaca que se o Brasil não tivesse Centrão, 'seria uma Argentina',

Presidente da Câmara negou ter interesses em algum dos ministérios de Lula

Por Da Redação
Ás

Arthur Lira destaca que se o Brasil não tivesse Centrão, 'seria uma Argentina',

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmou na segunda-feira (7) que o Brasil só não é "uma Argentina" porque existe o Centrão. O comentário foi feito durante uma entrevista a uma rádio de Maceió (AL), ao mencionar a reforma ministerial que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve promover em breve para facilitar a aprovação de matéria do governo no Congresso Nacional.

"Muitos me tratavam como o sustentáculo do governo Bolsonaro, [diziam que era eu] quem dava sustentação e apoio. Qual ministério e espaço a gente tinha no governo Bolsonaro? Eu não tinha, nunca prezei por isso. Muitas vezes, saem histórias de que Arthur quer [o Ministério da] Saúde, centrão quer isso ou quer aquilo. Primeiro que o Brasil, não tivesse o centrão, seria uma Argentina", declarou.

Lira mencionou a minoria que Lula conseguiu eleger para o Legislativo para justificar as dificuldades que o governo enfrenta no Congresso Nacional.

"Para as pautas eminentemente políticas do governo, pautas afeitas a sua ideologia, lógico que o governo não tem maioria, [então] tem dificuldades. O governo Lula, como todo governo que se elege sem maioria, sofre. Não é novidade. Desde antes de se eleger que nós votamos com a sinalização de que não faltaríamos aos temas que são imprescindíveis ao país, por exemplo a PEC da transição. Ainda sem base votamos o arcabouço [fiscal], matéria de país, depois entramos numa discussão que era praticamente inacreditável, a reforma tributária", destacou.

Segundo parlamentares, a Câmara dos Deputados deve postergar a análise das novas regras fiscais e priorizar outras pautas enquanto o governo federal não promover mudanças no Executivo para atender a demandas de parlamentares. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário