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As “armas” do novo Chevrolet Tracker para ser líder de mercado

Economia e conectividade são a proposta do Chevrolet

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

As “armas” do novo Chevrolet Tracker para ser líder de mercado

A GM quer repetir a história do líder Onix com um produto de volume e desejado pelo consumidor. Mesmo em meio à crise do coronavírus, a Chevrolet lançou o Tracker 2021 pela internet e começou provocando os concorrentes. 

O crossover compacto não esconde a pretensão: quer liderar o segmento dos compactos dominado pelo Jeep Renegade, o turbinado Volkswagen T-Cross, Nissan Kicks e Hyundai Creta, além do recém remodelado Renault Duster. Sem falar no Ford EcoSport, Honda HR-V, Tiggo 2 e 5X, Citroën C4 Cactus e Peugeot 2008. 

Um dos pontos importantes para o Chevrolet é contar com uma rede bem distribuída no país. São mais de 540 concessionárias para distribui-lo. Se design é um ponto relativo não se pode negar que o consumidor aprecia um modelo novo. O estilo do Tracker está bem alinhado ao que a GM oferece hoje no mercado e o design do carro é atual. 

A Chevrolet também traz como munição a promessa de um veículo eficiente. Nas versões mais caras o Chevrolet tem motor 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm, enquanto o T-Cross é mais potente com o 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Nas versões mais baratas o Chevrolet tem 116 cv e 16,8 kgfm de torque, enquanto o VW tem 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Comparativamente o Chevrolet é menos potente porém promete maior economia de combustível que o rival. 

Segundo a GM o consumo chega a 14,8km/litro com gasolina na versão 1.0 com câmbio manual. A versão automática 1.0 tem consumo de 8,2km/litro com etanol e 11,9km/l com gasolina na cidade. Já o modelo com motor 1.2 chega a 13,5km/litro na estrada e 11,2km/litro na cidade com gasolina. 

Em termos de espaço interno a Chevrolet evoluiu com maior entre-eixos entre os compactos e porta malas de quase 400 litros, ganho de 90 litros em relação a geração antiga. No quesito espaço o Hyundai Creta se destaca sendo maior que os rivais enquanto o Renegade tem espaço para passageiros mas um mínimo porta-malas. 

Preço alinhado mas bem equipado 

A GM quer transformar sua novidade no produto com melhor custo benefício de uma marca conhecida. Nesse ponto o Tracker enfrenta a concorrência da Caoa-Chery que deixa seu SUV equipado Tiggo 5X com valor de R$ 99 mil e bom motor 1.5 turbo de 150cv. No entanto, ainda há preconceito contra a marca sino-brasileira o que dá sprint de largada para o GM. 

Se considerarmos todos os concorrentes o Renault Duster é o mais em barato do segmento com preço inicial de R$ 71 mil e R$ 78,9 mil já com câmbio automático. No entanto é o menos potente entre todos os modelos com motor 1.6 aspirado de 120cv. O mais potente nas versões de entrada é o Jeep Renegade 1.8 mas com alto consumo de consumo de combustível e o mais forte da categoria é o Honda HR-V mas que na versão Touring de 173cv custa R$ 140 mil. 

Nesse quesito o Tracker tem preços entre R$ 82 mil e R$ 112 mil com boa oferta de equipamentos. Na versão topo o Chevrolet está alinhado aos concorrentes especialmente ao T-Cross mas se destaca com itens tecnológicos como o alerta e frenagem automática de emergência, carregador de celular por indução e alerta que são itens indisponíveis no Volkswagen. Enquanto o Farol em LED é de série no Tracker o Volkswagen tem esse item como opção no carro que custa R$ 114,9 mil.

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