Às vésperas da COP 30, preços de hospedagem caem quase 50% em Belém, aponta Airbnb
A Airbnb informou que houve um aumento de 54% no número de anúncios ativos desde o início de 2024, por conta da COP30

Foto: Reprodução/Airbnb
Os preços médios de hospedagem em Belém caíram em 47%, segundo os dados mas recentes da plataforma Airbnb. A redução, que compara fevereiro a outubro deste ano, ocorre às vésperas da COP30, a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, que começa nesta segunda-feira (10).
O evento internacional deve reunir 55 mil pessoas, entre chefes de Estado, cientistas, atividades, empresários e representantes. A Airbnb informou que houve um aumento de 54% no número de anúncios ativos desde o início de 2024, em movimento associado à preparação para a COP30.
A expansão da oferta coincide com a queda no preço médio das diárias. Com mais opções disponíveis e novos anfitriões cadastrados, o mercado local mostra um ajuste de valores, sem repetir os valores elevados do início do ano. Ainda há vagas no setor hoteleiro, nas escolas transformadas em hostels e até nos navios cruzeiros contratados para servir de hospedagens.
Em setembro, a Justiça do Pará acatou uma Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública do Estado, em parceria com OAB-PA e o governo estadual, solicitando mais transparência e controle sobre os valores exibidos por plataformas de reserva. A retração representa uma virada de cenário após meses de críticas e polêmicas sobre valores considerados abusivos.


