Coronavírus

Associação de médicos condena uso de cloroquina e outros remédios sem eficácia para covid-19

Entidade também cita que "fake news" tem desorientado pacientes

Por Da Redação
Ás

Associação de médicos condena uso de cloroquina e outros remédios sem eficácia para covid-19

Foto: Divulgação

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou um boletim nesta terça-feira (23), na qual condena o uso da cloroquina e outros remédios sem eficácia comprovada contra a covid-19.

O boletim é anterior a um anterior divulgado em julho do ano passado pela Associação, quando defendeu a "autonomia do médico" em receitar medicamentos.

No documento, a entidade diz que "Reafirmamos que, infelizmente, medicações como hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina, entre outras drogas, não possuem eficácia científica comprovada de benefício no tratamento ou prevenção da COVID-19, quer seja na prevenção, na fase inicial ou nas fases avançadas dessa doença, sendo que, portanto, a utilização desses fármacos deve ser banida".

Além disso, o texto reforça a necessidade da prevenção da doença e cita 13 pontos para o enfrentamento à pandemia, entre eles estão: o uso de máscaras, a celeridade na vacinação e o cumprimento do isolamento social.

A entidade também cita que as "fake news" tem desorientado os pacientes e que médicos e profissionais de saúde estão "exaustos". Confira aqui o boletim na íntegra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário