• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Associação entra com ação no CNJ contra juiz que expulsou advogado de audiência

Associação entra com ação no CNJ contra juiz que expulsou advogado de audiência

Magistrado retirou Willer Almeida de sessão após ele oferecer água à testemunha

Por Da Redação
Ás

Associação entra com ação no CNJ contra juiz que expulsou advogado de audiência

Foto: Reprodução

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu, na última segunda-feira (12), uma reclamação disciplinar feita pela Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) contra o juiz Carlos Alberto Garcete, da 1° Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande (MS). Durante uma sessão no dia 19 de maio, o magistrado expulsou o advogado criminalista Willer de Almeida após ele oferecer água a uma testemunha.

Apesar de ter ocorrido em meados de maio, o vídeo do momento repercutiu nos últimos dias nas redes sociais. Na ação, o CNJ ainda deverá analisar a admissibilidade da reclamação para que se dê início ao procedimento. Até o momento, não há previsão para a decisão. 

Na reclamação, a Abracrim classifica a conduta do magistrado como "desrespeitosa, humilhante e preconceituosa", considerando que o advogado é negro, além de "autoritária" e "ilegal". 

Caso

Durante uma sessão, o advogado Willer de Almeida levou um copo de água para uma testemunha. “Tira a água, que eu não autorizei água. O senhor não está aqui para servir água para as pessoas. O senhor está aqui como advogado. O copo com vidro não é autorizado”, diz Garcete na gravação da audiência, enquanto Almeida retira o copo da mesa.

“Eu faço o serviço que eu quiser. Se o senhor quiser que eu não sirva a ela, que inclusive está num momento debilitado, quase chorando, tudo bem. Agora, o que eu vou fazer, se eu vou fazer trabalho de advogado, se eu vou fazer trabalho de serviçal, não diz respeito ao senhor”, rebate Almeida.

Em seguida, o juiz pede para que o advogado se retire da audiência. “ Isso é para aprender a respeitar a ordem judicial aqui”, conclui o magistrado, pouco antes do advogado ser levado por dois seguranças para fora da sessão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário