• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Emergência: Terra Yanomami registra 122 mortes de indígenas em quatro meses

Emergência: Terra Yanomami registra 122 mortes de indígenas em quatro meses

Das vítimas, 67 eram crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos

Por Da Redação
Ás

Emergência: Terra Yanomami registra 122 mortes de indígenas em quatro meses

Foto: Reprodução/TV Globo

Dados do Ministério da Saúde, divulgados no dia 22 de maio, revelaram que a Terra Indígena Yanomami registrou 122 mortes durante os últimos quatro meses de emergência em saúde pública. Das vítimas, 67 eram crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos, representando 54,4% As principais causas de óbito são doenças infecciosas, como pneumonia e doenças diarreicas. 

No período mencionado, a pasta registrou a morte de 30 idosos. Do número total de mortes, 43 ocorreram em hospitais, 78 dentro do próprio território e uma em local não informado. O polo base de Auaris foi o mais afetado, com 30 mortes, seguido por Xitei, com 10, e Surucucu, região de referência em saúde, com 8 óbitos. Maturacá também contabilizou 8 mortes, enquanto a Missão Catrimani registrou 5. Outras 61 mortes ocorreram em locais não identificados.

A Terra Indígena Yanomami enfrenta uma crise humanitária sem precedentes devido ao avanço do garimpo ilegal, o que resultou na declaração de emergência de saúde pública. Como resposta, têm sido realizados atendimentos emergenciais nas comunidades onde os indígenas estão doentes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário