Astrid Fontenelle detona Folha de S. Paulo "Para quê sugestão de violência?"
A apresentadora e jornalista mostrou indignação com foto de Lula em capa do jornal
Foto: Reprodução/Redes Socias
A jornalista e apresentadora do Saia Justa do canal GNT, Astrid Fontenelle, usou seu perfil nas redes sociais para expressar sua indignação com uma imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicada na capa do jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira (19).
"A essa altura dos acontecimentos a Folha de S. Paulo fazer uma fotomontagem dessas? Para quê? No primeiro ano do curso de jornalismo a gente estuda semiótica. E essa foto sugere o quê? Chega de violência!", escreveu a apresentadora.
Na imagem, Lula aparece arrumando a gravata com a cabeça baixa e um sorriso tímido no rosto, no entanto, o que chamou atenção foi o efeito de vidros estilhaçados que sobrepõe a imagem do presidente. A técnica usada para a captura da imagem é chamada de múltipla exposição.
Em meio a grande repercussão e diversas interpretações da imagem, a fotojornalista Gabriela Biló, autora do registro, se pronunciou por meio das redes sociais. Segundo Biló, a imagem pode ser interpretada de diversas maneiras, e devido o momento delicado que a democracia brasileira vive, "é normal que as pessoas vejam violência em tudo".
"O fotojornalismo é livre para interpretação, você pode ver o que você quiser. Tem gente que vê morte, tem gente que vê resistência, têm gente que vê uma democracia trincada, mas não quebrada. Tem milhares de leituras possíveis nessa foto. Entendo o incômodo, entendo quem se incomodou, vivemos um momento super delicado da nossa democracia, é normal as pessoas se impactarem e enxergarem violência em tudo. Particularmente enxergo bastante resistência e resiliência, mas respeito quem entende diferente" afirmou a fotojornalista.
Veja publicação de Astrid Fontenelle: