• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Astrônomos descobrem primeiro asteroide quádruplo do Sistema Solar, afirma pesquisa

Astrônomos descobrem primeiro asteroide quádruplo do Sistema Solar, afirma pesquisa

O Elektra é um asteroide grande, com quase 257 quilômetros de diâmetro em seu lado mais longo

Por Da Redação
Ás

Astrônomos descobrem primeiro asteroide quádruplo do Sistema Solar, afirma pesquisa

Foto: Reprodução

Uma pesquisa publicada nessa terça-feira (8) pela revista Astronomy & Astrophysics, mostrou que um trio de astrônomos encontrou o que pode ser o primeiro asteroide quádruplo do Sistema Solar ao observar uma terceira lua orbitando o corpo celeste 130 Elektra, descoberto em 1873. 

Em 2003, foi descoberta a primeira lua na órbita do Elektra. A segunda, em 2014. Esses achados não são incomuns, já que existem mais de 150 asteroides conhecidos por terem uma ou duas luas. No entanto, uma terceira é considerada inédita na astronomia. 

O Elektra é um asteroide grande, com quase 257 quilômetros de diâmetro em seu lado mais longo. A rocha espacial completa uma órbita do sol a cada cinco anos.

Anthony Berdeu, do Instituto Nacional de Pesquisas Astronômicas da Tailândia, junto aos seus colegas utilizaram imagens do observatório Very Large Telescope (VLT) no Chile para avaliar mais de perto o Elektra e encontraram evidências de uma lua anteriormente escondida dentro das órbitas das outras duas.

"Este é o primeiro asteroide com três luas", disse Berdeu ao jornal americano The New York Times. "Estamos bastante confiantes. É bem emocionante."

Com um quilômetro e meio de diâmetro, a lua é um pouco menor do que as demais, que têm cerca de dois e seis quilômetros de diâmetro respectivamente. Ela gira em torno do Elektra uma vez a cada 16 horas a uma distância de 354 quilômetros. Isso mostra que um observador de pé na superfície da terceira lua veria Elektra em grandes dimensões no céu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário