Papa reza pela paz na Ucrânia e afirma que 'a guerra é uma loucura'
Francisco também pediu que o diálogo sério prevaleça sobre a força e que as tensões da Rússia com o Ocidente sejam superadas

Foto: Reprodução
O Papa Francisco suplicou pela paz na Ucrânia e disse em sua audiência geral semanal nesta quarta-feira (9) que "a guerra é uma loucura." Francisco também pediu que o diálogo sério prevaleça sobre a força e que as tensões da Rússia com o Ocidente sejam superadas.
"Continuemos a implorar ao Deus da Paz para que as tensões e ameaças de guerra possam ser superadas por meio de um diálogo sério", afirmou o papa. "E não vamos esquecer. A guerra é uma loucura", completou.
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) afirma que a Rússia tem mais de 100 mil soldados posicionados na fronteira da Ucrânia, além de 30 mil tropas que fazem exercícios militares em Belarus.
Belarus fica localizada ao norte da Ucrânia e sua fronteira é perto da capital Kiev, o que tem sido considerado pela aliança militar dos países ocidentais como uma provocação da Rússia e uma possível rota de uma nova invasão — em 2014, os russos invadiram e anexaram a região ucraniana da Crimeia.
A Rússia enviou navios de guerra para o Mar Negro para exercícios navais (toda a costa da Ucrânia está voltada para o Mar Negro, inclusive a Crimeia). No entanto, o país nega a possibilidade de invadir o vizinho e diz que tem direito de fazer movimentações em seu território.