• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Até o momento, 61% das obras anunciadas após a tragédia de 2022 foram concluídas em Petrópolis
Brasil

Até o momento, 61% das obras anunciadas após a tragédia de 2022 foram concluídas em Petrópolis

Com chuva 66% acima do esperado para março, a cidade anuncia 18 novos projetos em elaboração

Por Da Redação
Ás

Até o momento, 61% das obras anunciadas após a tragédia de 2022 foram concluídas em Petrópolis

Foto: Reprodução/ Prefeitura

Em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, até o mês de março, foram ao todo 500 mm, quando o esperado pela Defesa Civil era um acumulado bem menor, de 300 mm. Somente em 24 horas (das 9h do dia 22 até o mesmo horário do dia 23) choveu o que era esperado para todo o mês.

Segundo o secretário de Defesa Civil, Rafael Simão. "A maioria desses 500 milímetros caiu, na verdade, na última semana. Isso fez com que tivéssemos mais de mil ocorrências registradas na Defesa Civil em uma semana. O dado triste destas chuvas foi a perda de quatro pessoas, o que deixou todos nós muito tristes. Mas, do ponto de vista estrutural, para a quantidade de chuva que tivemos, a cidade se portou muito bem”, afirmou.

Para abril, a previsão é de que o mês comece com sol na região, o que favorece as obras de contenção que estão em andamento.

Desde de fevereiro de 2022, quando outro temporal destruiu boa parte da Cidade Imperial, deixando 4 mil desabrigados ou desalojados e 235 mortos, apenas 61% das 193 obras de grande e médio porte anunciadas pela prefeitura foram concluídas. As outras  53 seguem em andamento e 22 continuam em fase de licitação. 

De acordo com eles, a maioria dos recursos, que são federias, está sendo destinada aos serviços de contenção de encostas.

Novas Atuações

A prefeitura de Petrópolis comunicou na última quinta-feira (28), que outras obras estão em andamento e estão trabalhando em 18 projetos para obras de grande porte em resposta às chuvas do último fim de semana.

Agora, a expectativa tomada pela Secretaria de Obras é que, nos próximos dias, os planos estejam montados, para que o município possa solicitar recursos junto ao governo federal. São obras de contenção, recuperação de vias públicas e ampliação e reforma do Cemitério Municipal.

Conforme o prefeito Rubens Bomtempo, além dos 18 projetos em andamento. A Secretaria de Obras deverá realizar o levantamento de 3 pontos do Independência, para identificar as necessidades de obras e, se for o caso, realizar a concepção de projetos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.