Brasil

Atendimento home care cresce 15% em 2020 e poupa 21 mil leitos na saúde

Serviço ajuda a dar folga no sistema de saúde em meio à pandemia

Por Da Redação
Ás

Atendimento home care cresce 15% em 2020 e poupa 21 mil leitos na saúde

Foto: Reprodução/ CNN

Mesmo após receber alta hospitalar, muitos pacientes acometidos pela Covid-19 precisam dar continuidade ao tratamento médico e, com hospitais lotados, a alternativa utilizada por muitos brasileiros tem sido o atendimento em casa. Esse tipo de tratamento cresceu 15% no ano passado e a expectativa é de que cresça ainda mais neste ano. 

O "Home Care", termo em inglês que define tratamento domiciliar, tem sido fundamental para dar folga ao sistema de saúde do país. Conforme um censo elaborado pelo Núcleo Nacional de Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), em 2019 mais de 290 mil pessoas passaram por alguma recuperação médica em casano Brasil. 

Sem a realização desse serviço em casa, seria necessário abrir quase 21 mil leitos a mais no país. O Home Care também passou a ser uma recomendação dos próprios médicos, desde que o paciente siga com o acompanhamento de profissionais de saúde.

De acordo com o vice-presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, Alexandre Cunha, à CNN, esse tipo de atendimento pode ajudar o paciente na pronta recuperação. 

"O paciente come melhor, dorme melhor, sente-se mais em casa, tem melhora do humor, isso é importante para a recuperação. Os pacientes que permanecem hospitalizados por muito tempo geralmente usaram corticosteroide, que é a medicação usada para os casos graves de Covid-19, que deixa a imunidade fique mais baixa. E dentro do ambiente hospitalar a chance de adquirir novas infecções por bactérias mais resistentes é maior", explica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário