• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Atentado contra Trump, Bolsonaro indiciado e menina morta em Pernambués ; confira retrospectiva de julho
Brasil

Atentado contra Trump, Bolsonaro indiciado e menina morta em Pernambués ; confira retrospectiva de julho

Confira os principais fatos do mês em 2024

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Atentado contra Trump, Bolsonaro indiciado e menina morta em Pernambués ; confira retrospectiva de julho

Foto: Farol da Bahia

O ano de 2024 foi marcado pelo aumento das tensões ao redor do mundo, por tragédias climáticas que afetaram milhares de pessoas e pela perda de ícones da cultura brasileira. 
As eleições municipais também movimentaram o Brasil e diversas outras nações, como os Estados Unidos. 

Em meio a tantos acontecimentos, o Farol da Bahia preparou uma retrospectiva com os principais acontecimentos de cada mês do ano. 

Confira os principais acontecimentos de julho: 


 

 

Mundo 

Atentado contra Donald Trump 

No dia 13 de julho, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sofreu um atentado durante um comício em Butler, cidade do estado da Pensilvânia.  

O ex-presidente ficou ferido e foi levado para o hospital, mas recebeu alta horas depois. Um homem que acompanhava o comício morreu e outras duas pessoas ficaram gravemente feridas. 

O atirador, identificado como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, foi morto. A polícia também recuperou um fuzil AR-15 semiautomático no local, segundo a Associated Press. As autoridades acreditam que o atirador agiu sozinho. 

Horas depois do atentado, Trump se pronunciou através de uma rede social. 

"Eu levei um tiro que atingiu o pedaço superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado quando ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Sangrou muito, e aí me dei conta do que estava acontecendo", escreveu o ex-presidente. 

Biden desiste da candidatura à presidência dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a desistência de sua candidatura à reeleição, no dia 21 de setembro.  Ele também informou que seguiria no cargo até o fim do mandato e que apoiaria a candidatura da sua vice, Kamala Harris. 

"Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato", escreveu Biden.

A desistência ocorreu após pressões do Partido Democrata, e de parte do eleitorado de Biden. A crise na campanha de Biden começou no fim de junho, quando ele teve um mau desempenho em um debate contra Donald Trump. Na época, surgiram dúvidas quanto à capacidade mental e física. 

Essa foi a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos desiste de concorrer à reeleição.

Apagão cibernético ao redor do mundo 

No dia 19 de julho, um apagão cibernético provocou atrasos nos voos e prejudicou serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo. Segundo a Microsoft, o problema, que afetou 8,5 milhões de aparelhos, ocorreu por causa de uma falha na atualização de conteúdo relacionada ao sensor de segurança CrowdStrike Falcon, que serve para detectar possíveis invasões de hackers. 

Durante o apagão, as companhias aéreas American Airlines, United e Delta, as principais dos Estados Unidos, paralisaram todos os voos. No Brasil, pelo menos 10 voos sofreram atrasos no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. No Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont teve voos afetados e o check-in de algumas empresas aéreas é feito de forma manual por conta do apagão.

O CEO e co-fundador da Crowdstrike, George Kurtz, pediu desculpas a clientes e parceiros afetados pelo apagão cibernético.

"Quero me desculpar diretamente com todos vocês pelo problema ocorrido hoje. Todos na CrowdStrike entendem a gravidade e o impacto da situação. Identificamos rapidamente o problema e implementamos uma correção para restaurar os sistemas dos clientes como nossa maior prioridade”, afirmou. 

A Microsoft informou que a CrowdStrike colaborou no desenvolvimento de uma solução escalável para acelerar a correção na infraestrutura Azure. Além disso, a empresa trabalhou em parceria com a Amazon Web Services e a Google Cloud Platform para adotar as abordagens mais eficazes. 

Brasil 

Bolsonaro é indiciado nos casos das joias 

O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 11 pessoas foram indiciados, no dia 4 de julho, no inquérito que apura uma suposta apropriação indevida por parte de Bolsonaro e assessores de joias milionárias dadas de presente quando ele era presidente do Brasil

Bolsonaro foi indiciado por peculato, que é a apropriação de bens públicos, associação criminosa e lavagem de dinheiro. 

Também foram indiciados:

Bento Albuquerque (apropriação de bens públicos e associação criminosa);
José Roberto Bueno Júnior (apropriação de bens públicos, associação criminosa e lavagem de dinheiro);
Julio Cesar Vieira Gomes (apropriação de bens públicos, associação criminosa, lavagem de dinheiro e advocacia administrativa);
Marcelo da Silva Vieira (apropriação de bens públicos e associação criminosa);
Marcos André dos Santos Soeiro (apropriação de bens públicos e associação criminosa);
Mauro Cesar Barbosa Cid (apropriação de bens públicos, associação criminosa e lavagem de dinheiro);
Fabio Wajngarten (lavagem de dinheiro e associação criminosa);
Frederick Wassef (lavagem de dinheiro e associação criminosa);
Marcelo Costa Câmara (lavagem de dinheiro);
Mauro Cesar Lourena Cid (lavagem de dinheiro e associação criminosa);
Osmar Crivelatti (lavagem de dinheiro e associação criminosa).

Bahia 

Médico é acusado de abusar diversas mulheres em Itabuna 

No dia 9 de julho começaram a surgir denúncias de abusos sexuais contra o médico  Antônio Mangabeira em Itabuna, no sul da Bahia. O primeiro caso que se tornou público foi o de uma agente de saúde que denunciou ter sido abusada sexualmente durante uma consulta médica

Nas semanas seguintes, as denúncias contra Mangueira chegaram a 29. Assim como a agente de saúde, todas elas relataram que os crimes aconteceram durante os atendimentos.

A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na Oncosul, clínica onde o médico trabalhava. Ele nega os crimes. 

Por meio de nota, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informou que tomou conhecimento do caso através da imprensa e das redes sociais e abriu uma sindicância para investigar as denúncias.

;

Salvador 

Menina de 8 anos estuprada e morta por homem em Pernambués 

O corpo de uma menina de oito anos foi encontrado dentro de um saco plástico no dia 23 de julho, no bairro de Pernambués, em Salvador. Ela foi estuprada e assassinada por Joseilson Souza da Silva, de 43 anos, que confessou o crime. 

O corpo foi encontrado a cerca de 10 metros da casa onde ela morava, na Avenida São Paulo. A menina estava desaparecida desde às 17h do dia anterior. 

Joseilton foi preso em flagrante no mesmo dia em que o corpo da menina foi encontrado. 
Em depoimento, o homem confessou ter violentado sexualmente e assassinado Aisha Vitória por asfixia, na casa onde ele morava, perto da moradia da vítima. 

O corpo da vítima foi sepultado no dia 24 de julho,  no Cemitério da Ordem Terceira do Carmo.

Jogadores dos Vitoria agredidos 

No dia 14 de julho, os jogadores Dudu e Rodrigo Andrade, que na época atuavam pelo Vitória, foram agredidos a pauladas por integrantes de uma torcida organizada do clube no bairro de Canabrava, em Salvador. 

Os jogadores estavam em um bar, que foi invadido pelos agressores. Os jogadores viam tendo atuações e comprometimento questionados por parte da torcida rubro-negra. O time estava dentro da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Além das agressões, os torcedores quebraram dois carros que estavam estacionados na frente do estabelecimento. Um deles era de Dudu e o outro da empresária Luciana Ribeiro, moradora do bairro, que tinha entrado no bar para comprar refrigerante para o filho.

Imagens:

Reprodução/Redes Sociais
Adam Schultz | Official White House
Reprodução X/@itsajchan
Reprodução
Reprodução/Rede Bahia
Victor Ferreira | EC Vitória

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário