Política

Atentado em Brasília: Moraes vota para tornar réus 100 denunciados

Ato de vandalismo causou prejuízo de R$ 26,2 milhões

Por Da Redação
Ás

Atentado em Brasília: Moraes vota para tornar réus 100 denunciados

Foto: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou nesta terça-feira (18) para tornar réus 100 denunciados pelo atentado às sedes dos três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano. Ao todo, o ato de vandalismo causou prejuízo de R$ 26,2 milhões. O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte. Agora, os outros 9 ministros têm até o dia 24 para inserirem os votos no sistema eletrônico.

Em seu voto, Moraes destacou que as condutas dos denunciados são gravíssimas e que tentar destruir a democracia é inconstitucional. "Tanto são inconstitucionais as condutas e manifestações que tenham a nítida finalidade de controlar ou mesmo aniquilar a força do pensamento crítico, indispensável ao regime democrático, quanto aquelas que pretendam destruí-lo, juntamente com suas instituições republicanas, pregando a violência, o arbítrio, o desrespeito à Separação de Poderes e aos direitos fundamentais", escreveu o relator.

Caso os outros ministros sigam o entendimento de Moraes, os denunciados se tornarão réus e responderão por crimes como: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário