Ativação da Fase Verde em Salvador faz Hemoba ampliar horário de atendimento nas unidades
A Fundação Hemoba orienta que os voluntários vacinados contra a Covid-19 devem esperar de dois a sete dias para doarem sangue
Foto: Reprodução / Sesab
Após ativação da Fase Verde do plano de retomada das atividades econômicas em Salvador, os postos de coleta da Fundação Hemoba nos centros comerciais Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping passam a funcionar de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h, com pausa de uma hora para o almoço. O horário de pausa poderá variar de acordo com o fluxo de doadores no turno matutino.
A sede do órgão, localizada na Avenida Vasco da Gama, volta a funcionar entre 7h e 18h30, de segunda a sexta, e aos sábados das 7h às 12h30. Já a unidade instalada no Hospital do Subúrbio funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; e no hospital Irmã Dulce, das 7h10 às 16h. Os horários de funcionamento dos 21 postos de coleta no interior do estado estão disponíveis no site da Hemoba.
A Fundação Hemoba orienta que os voluntários vacinados contra a Covid-19 devem esperar de dois a sete dias para doarem sangue. Segundo Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as pessoas que recebem a vacina Coronavac podem doar sangue 48 horas após cada dose do imunizante. Já quem recebeu as Vacinas Astrazeneca, Pfizer ou Janssen precisa esperar sete dias para realizar a doação.
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.