Ativista indigena vacinada contra a covid fez campanha para Haddad

Vanda Ortega Witoto foi escolhida para representar comunidade indígena em início do plano de vacinação

Por Da Redação
Ás

Ativista indigena vacinada contra a covid fez campanha para Haddad

Foto: Reprodução/ GovAM

A técnica de enfermagem Vanda Ortega Witoto, escolhida para ser a primeira indígena do Amazonas a ser vacina contra a Covid-19, fez campanha política a favor do candidato à presidência pelo PT, Fernando Haddad, em 2018.  

Na última segunda-feira (18), ela recebeu a primeira dose da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac. Em entrevista ao Dom Total, ela afirmou que aceitou participar da iniciação do plano de vacinação nacional por ser "um momento histórico" que precisa ser refletido para as populações indígenas que vivem nas cidades. "Aceitei como um ato de resistência, um ato político, um ato de luta, como sempre é a nossa vida". 

Em seu discurso, Vanda Ortega apontou para a questão da garantia de vacinas para os indígenas que vivem em contexto urbano e que não estão na programação do governo. "Minha fala naquele momento foi justamente para chamar atenção para essa questão".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário