Ativista Sonia Guajajara e pesquisador Tulio de Oliveira entram para lista dos 100 mais influentes do mundo pela revista Time
Também integram a publicação nomes como Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky
Foto: Reprodução
O pesquisador Tulio de Oliveira e a ativista Sonia Guajajara são os dois brasileiros que passaram a integrar a nova lista das cem pessoas mais influentes do mundo, elaborada pela revista Time.
Também integram a publicação, feita nesta segunda-feira (23), nomes como os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, além do líder do Chile, Gabriel Boric, que assumiu o governo do país há dois meses com apenas 36 anos.
Responsável por sequenciar a variante ômicron da covid-19 na África do Sul, o brasileiro Tulio de Oliveira se tornou um dos primeiros a alertar para a gravidade da nova cepa. Ele, que ocupa o cargo de diretor do Centro para Respostas e Inovação em Epidemias (CERI) na África do Sul, onde vive desde 1997, ganhou destaque ao liderar uma das equipes envolvidas na descoberta da variante ômicron do novo coronavírus no país e por compartilhar os dados com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Atual coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil pela Amazônia (Apib), a líder indígena, Sonia Guajajara, foi candidata a vice-presidente pelo Psol em 2018.