• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Atlas: Bahia tem sete dos 10 municípios do país com maior número de homicídios em 2022

Atlas: Bahia tem sete dos 10 municípios do país com maior número de homicídios em 2022

A cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, lidera o ranking

Por Da Redação
Ás

Atlas: Bahia tem sete dos 10 municípios do país com maior número de homicídios em 2022

Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

Dados do Atlas da Violência 2024, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta  terça-feira (18),  revelam que sete dos 10 municípios brasileiros com as maiores taxas de homicídios por 100 mil habitantes em 2022 estão na Bahia.

Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, lidera o ranking com uma taxa estimada de homicídios de 94,1. Jequié ocupa agora a segunda posição, com uma taxa de 91,9. Em seguida, aparecem Simões Filho (81,2), Camaçari (76,6) e Juazeiro (72,3), ocupando a terceira, quarta e quinta posição, respectivamente. 

Salvador figura no nono lugar, com uma taxa de 66,4, enquanto Feira de Santana está em décimo, com uma taxa de 66,0. Segundo os pesquisadores, esses números são parte de um contexto em que a violência letal tem se alastrado por todo o território baiano. Até 2022, pelo menos 10 facções criminosas disputavam territórios na região.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que a redução das mortes violentas é uma prioridade. Além disso, apontou que, nos últimos sete anos, o índice apresentou diminuição de 27%.

Homicídios no Brasil

O Brasil manteve a taxa de homicídios estável durante os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro (PL), segundo o Atlas. Nos últimos dez anos, houve uma redução de 25% na taxa de homicídios registrados no país. Em 2012, a taxa era de 28,9 homicídios para cada 100 mil habitantes, enquanto em 2022, ela caiu para 21,7.

O Atlas da Violência também revela que quase metade (49,2%) dos homicídios registrados em 2022 teve como vítimas pessoas entre 15 e 29 anos. Isso equivale a uma média de 62 mortes violentas de jovens nessa faixa etária por dia no Brasil. 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário