Atrito entre Alcolumbre e Silveira por cargos em agências preocupa governo

Presidente do Senado tem feito pressão sobre o governo por indicações

Por Da Redação
Ás

Atrito entre Alcolumbre e Silveira por cargos em agências preocupa governo

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), recebeu um tratamento especial no avião da comitiva do governo ao Japão e ao Vietnã, sendo alocado na área reservada para as figuras mais importantes da missão, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se acomodou em uma poltrona nos fundos. 

Conforme o jornal O Globo, a distância entre os dois foi mantida nos compromissos da semana passada. O mal-estar tem como razão o fato de Alcolumbre fazer pressão sobre o governo por indicações para agências de setores de infraestrutura, como as de Petróleo e Gás (ANP), Aviação Civil (Anac) e Energia Elétrica (Aneel), que hoje têm diretorias interinas.

Tanto Alcolumbre quanto Silveira foram procurados pela reportagem, mas não quiseram se manifestar sobre o tema. 

A prerrogativa de escolher quem vai assumir as vagas é do presidente Lula, e cabe ao Senado sabatinar os candidatos, aprovando-os ou não. 

Um acordo firmado no governo Bolsonaro com a cúpula do Congresso delegou essa função aos parlamentares. Alcolumbre já fez outras indicações ao governo, inclusive de membros da sua família.

No caso da ANP e da Agência Nacional de Mineração (ANM), que também conta com interino em sua diretoria, há um interesse específico de Alcolumbre para que contem com quadros que tenham a anuência do Senado: os dois órgãos terão um papel relevante nas pesquisas da Margem Equatorial, ao definir um modelo de exploração e acompanhar e fiscalizar os trabalhos na faixa de terra que pode ter até 30 bilhões de barris de petróleo.

Lula viu na viagem à Ásia uma oportunidade de reaproximar o Alcolumbre e Silveira. No entanto, segundo os presentes, ficou claro o distanciamento entre os dois. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário