Audiência de Antônio Palocci é cancelada pelo desembargador relator da Lava Jato
Ex-ministro busca rever delação premiada e discutir abusos na operação
Foto: Agência Brasil
O desembargador Loraci Flores de Lima, relator da Operação Lava Jato no Tribunal Federal da 4ª Região (TRF4), cancelou nesta quinta-feira, 18, a audiência em que o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antônio Palocci falaria ao juiz federal Eduardo Appio, marcada para às 17h’ desta sexta, 19. O objetivo da oitiva era discutir a "espontaneidade" do acordo de delação premiada de Palocci, além de possíveis abusos e tortura durante a operação.
A decisão de cancelar a audiência foi tomada com base em argumentos do Ministério Público Federal, que alegou que o juiz de primeira instância não tem competência para designar uma audiência relacionada ao acordo de delação homologado pelo TRF4. O desembargador deu razão ao MPF e anulou o despacho que havia agendado a oitiva. Segundo ele, caso a defesa de Palocci queira discutir o acordo, deve provocar o tribunal em um procedimento próprio.
A delação de Antônio Palocci foi assinada com a Polícia Federal e homologada pelo TRF4 em 2018, após sua prisão pela Lava Jato em 2016. O ex-ministro teve tentativas anteriores de firmar um acordo negado pela força-tarefa da Lava Jato no Paraná.