Augusto Vasconcelos alerta sobre possibilidade de extinção de novas linhas de ônibus em Salvador
Movimento faz campanha pelo retorno das linhas de ônibus e a modernização da frota
Foto: Divulgação/CMS
Após diversas reclamações da população soteropolitana sobre a extinção de linhas de ônibus em Salvador, o vereador e ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Augusto Vasconcelos (PCdoB), contatou a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para solicitar uma análise das demandas registradas.
No primeiro semestre deste ano, a Ouvidoria da CMS apurou 22 casos relevantes encaminhados à pasta. Dados divulgados pelo Movimento Devolva Meu Buzu, em parceria com o Observatório da Mobilidade de Salvador (Obmob), indicam que, entre 2020 e 2024, 134 linhas de ônibus foram cortadas, afetando principalmente áreas periféricas da capital baiana.
"Desde o início de nosso mandato temos denunciado a situação caótica do transporte público de Salvador. Pela Ouvidoria da Câmara realizamos audiência pública, protocolamos documentos questionando a extinção de várias linhas de ônibus e temos nos posicionado de maneira firme por mudanças no atual modelo, que a cada dia afasta mais pessoas do sistema, aumentando a crise", disse o parlamentar.
Paralelamente, a Semob estuda possíveis mudanças na operação dos ônibus após a expansão do BRT. Com quatro linhas operando atualmente, o novo sistema pode chegar a 18 linhas, o que deve resultar em extinções e alterações nos itinerários dos ônibus convencionais que atendem à cidade.
Segundo a Semob, o objetivo é reduzir o tempo de viagem dos passageiros e aumentar a eficiência do sistema. À medida que novas linhas forem inauguradas, os impactos serão avaliados.
Augusto critica a pasta, afirmando que, apesar da secretaria alegar a realização de estudos antes das alterações e extinções de linhas, bem como a existência de linhas suficientes para atender aos usuários, a realidade dos cidadãos é de insatisfação. A Ouvidoria, junto com o Observatório da Mobilidade de Salvador, solicitou à Prefeitura acesso aos dados relacionados aos subsídios.
A campanha pelo retorno das linhas de ônibus e a modernização da frota existente ocorre de maneira virtual. A petição já conta com 899 assinaturas e pode ser acessada através do site (clique aqui).