• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Augusto Vasconcelos critica salário abaixo do piso nacional para professores municipais
Salvador

Augusto Vasconcelos critica salário abaixo do piso nacional para professores municipais

Atualmente, Salvador se destaca com a quarta pior base salarial dentre as capitais

Por Da Redação
Ás

Augusto Vasconcelos critica salário abaixo do piso nacional para professores municipais

Foto: Divulgação

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) criticou nesta semana, durante sessão ordinária na  Câmara Municipal de Salvador (CMS),  o salário abaixo do piso nacional para os professores municipais.

 A discussão ganhou destaque após o prefeito Bruno Reis (União Brasil) confirmar que, além do investimento proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), o executivo irá aplicar um bônus acima da média, resultando em um investimento total que supera em 105% os recursos destinados à educação municipal.

Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) através da Portaria nº 61/2024, definiu o novo piso salarial dos professores da educação básica, com o valor mínimo de R$ 4.580,57, representando um aumento previsto de 3,62%. 

O valor, contudo, ainda não faz parte da realidade da categoria na capital baiana.  Atualmente, Salvador se destaca com o quarto pior piso salarial dentre as capitais em relação a profissionais da educação, com o total de R$ 2.845,00. 

"Se nós olharmos o site do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], que é o responsável pela gestão dos recursos públicos da educação no Brasil, vamos identificar que os recursos do FUNDEB  destinados para o pagamento de professores não passam de 85% aqui no município" disse  Augusto.

Na última quinta-feira (22), profissionais da educação foram às ruas para reivindicar o pagamento do piso salarial nacional pela prefeitura. Após a sessão, Augusto participou de uma Assembleia lotada promovida pela APLB-Sindicato que abordou esse e outros temas relacionados a esses profissionais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.