• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Aulas online: estudantes assistem aos vídeos dos professores na velocidade 2x para encurtar aula
Brasil

Aulas online: estudantes assistem aos vídeos dos professores na velocidade 2x para encurtar aula

Educadores analisam que prática traz efeitos negativos para o aprendizado

Por Da Redação
Ás

Aulas online: estudantes assistem aos vídeos dos professores na velocidade 2x para encurtar aula

Foto: Reprodução/G1

Recentemente, o aplicativo de mensagem WhatsApp disponibilizou uma nova atualização que permite que os usuários escutem os áudios na velocidade que preferirem. Contudo, não é só no aplicativo que as pessoas estão “sem paciência" para escutar áudios longos.  Estudantes universitários, por exemplo, relataram que também estão assistindo aulas online aceleradas para ganhar tempo. Em entrevista ao G1, estudantes contam que, com essa possibilidade, conseguem transformar 3 horas de explicações do professor em apenas uma hora e meia de conteúdo. Agora o que esses estudantes fazem com o "excedente" do horário das aulas é muito singular. 

Carolina Fonseca, aluna de design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), disse ao G1 que até mesmo durante a aula ela cozinha ou limpa a casa. “Deixo a aula aberta e vou cozinhando ou limpando a casa. Quando é uma parte menos importante, acelero mais. Se precisar, pauso para fazer alguma anotação”, disse. “Estou trabalhando muito mais na pandemia e tenho pouco tempo livre. Até quando vejo filme, acabo deixando mais rápido. Acho que existe uma urgência de querer participar de tudo, de estar por dentro de tudo”, completou. 

A pesquisadora Andrea Jota, do laboratório de estudos de psicologia e tecnologia da PUC-SP,  disse ao G1 que a escolha por aumentar a velocidade das aulas pode ter as seguintes razões:

1- Cansaço pelo aumento do tempo em frente a tela
2- Consequência da ‘atenção exclusiva’: A pesquisadora explica que, na aula presencial, a atenção do aluno nunca é exclusivamente dirigida ao professor. “Ele pode virar para o lado e fazer um comentário com o colega, olhar pela janela e se distrair por alguns minutos, ficar reparando em qualquer elemento da sala, erguer a mão e fazer uma pergunta… Mas, quando a aula é online, o campo de ‘distrações’ fica muito reduzido”.

“Na tela, com o vídeo aberto, você é quase obrigado a prestar atenção no que está sendo dito, mesmo que aquilo não te atraia. Há uma perda da autonomia de escolher no que focar. Do ponto de vista psicológico, isso cansa”, diz Jota.

3- Dificuldade na adaptação das aulas para o formato virtual
4- A ilusão da ‘otimização do tempo’

Consequências das aulas aceleradas

O aluno que, pelas razões listadas acima, opta por acelerar as aulas pode até ganhar mais tempo no dia. Mas também está sujeito às seguintes consequências:

-Dificuldade de foco
-Perda das minúcias da comunicação
-Provável dificuldade de voltar a conviver socialmente
-Necessidade de reaprender a ter paciência

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário