Aumento da demanda internacional faz o preço da carne subir nos supermercados no Brasil
A disparada dos preços da carne começou em setembro de 2024; foi registrado 21% de aumento em 12 meses

Foto: Divulgação/VPJ Alimentos
O aumento do preço da carne, que começou em setembro de 2024, está relacionado com o crescimento das exportações. A alta acumulada em 12 meses é de 21% bem acima do índice geral.
Um pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Agro afirma que o aumento é causado principalmente pela alta demanda do mercado internacional, diante da baixa produção em outros países fornecedores.
Por conta da baixa disponibilidade de carne no mercado internacional, o Brasil exportou cerca de US$ 2,9 bilhões de carne bovina, apenas no primeiro trimestre do ano.
Embora o Brasil tenha registrado grandes exportações para o mercado internacional, apenas 20% ou 30% foi designada ao mercado exterior. Ou seja, 70% a 80% da carne bovina produzida aqui tem como destino o próprio mercado interno.
Por conta do longo ciclo de produção da carne, torna-se difícil equilibrar a oferta e procura para ajustar os preços.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes explicou que os produtores do país exportam principalmente cortes com baixa demanda interna, o que assegura o equilíbrio entre as exportações e o abastecimento doméstico. E que fatores como custos de insumos, de energia e de transporte têm influência mais direta sobre os preços no varejo.