Aumento no preço dos combustíveis será tema da audiência na próxima terça (6) na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado
Presidente do Cade e o diretor-geral da ANP serão questionados sobre como é calculado o preço dos combustíveis
Foto: Agência Brasil
O aumento no preço dos combustíveis será tema da audiência na próxima terça-feira (6) na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal. O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto de Souza, e o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Rodolfo Henrique de Saboia, serão questionados sobre como é calculado o preço dos combustíveis no Brasil e ainda terão que esclarecer porque as refinarias não podem vender diretamente para os postos, o que poderia resultar em um valor menor, conforme destacou o autor do requerimento, o senador Otto Alencar (PSD-BA), que preside a Comissão.
"Os postos podiam perfeitamente receber direto das usinas de álcool e das refinarias de petróleo (diesel e gasolina), todas essas condições deveriam ser dadas para que se diminuísse o preço do combustível. Nós queremos saber preço por preço, valor por valor, o custo desde que o combustível sai da usina até chegar aos postos".
O senador Otto Alencar explicou que as empresas distribuidoras recebem 10% a 12% do valor total. "Isso só existe no Brasil, das grandes distribuidoras que formam um cartel e dominam o mercado, por isso, os combustíveis estão em um preço tão alto aqui", afirmou.
A audiência será feita de forma remota, já que o Senado tem trabalhado no sistema 100% virtual para contenção da pandemia do novo coronavírus.