Austrália vai contar com 1,2 bilhões de euros para reconstrução das áreas devastadas pelo fogo
Montante será liberado nos próximos dois anos
Foto: Reprodução/ Fotos Públicas
De acordo com anúncio feito pelo primeiro-ministro Scott Morrison, a Austrália contar com 2 bilhões de dólares australianos (1,2 bilhão de euros), que serão destinados à recuperação das áreas afetadas pelos incêndios. Ainda segundo o ministro, o dinheiro será distribuído nos próximos dois anos e gerido por uma nova agência dedicada à reconstrução de casas e infraestruturas danificadas. Os incêndios na Austrália já destruíram, desde setembro, mais de 5,5 milhões de hectares e provocaram a morte de 24 pessoas.
Morrison acrescentou que a ajuda advém do Orçamento do Estado e, portanto, é independente de outros auxílios previamente aprovados. "Vamos nos concentrar nos custos humanos e nos de reconstrução da vida das pessoas para garantir o melhor possível, o mais rápido possível", pontuou
Prejuízos
O estado de Nova Gales do Sul, o mais populoso da Austrália, segue sendo o mais afetado pelo fogo. Os bombeiros confirmam a destruição de cerca de 60 casas e alertam que o número poderá aumentar para várias centenas quando todo o território for inspecionado. Os incêndios, considerados como um dos piores do século, mobilizaram outros países como os Estados Unidos, o Canadá, a Nova Zelândia, Singapura e França a enviarem bombeiros, helicópteros e militares para ajudar no combate ao fogo.