Autoridades turcas atrasam carregamentos da Sinovac e campanha de vacinação é dificultada

Partes da robusta rede de vacinação da Turquia praticamente pararam quando hospitais e clínicas foram forçados a recusar pacientes

Por Da Redação
Ás

Autoridades turcas atrasam carregamentos da Sinovac e campanha de vacinação é dificultada

Foto: Getty Images

De acordo com o Ministério da Saúde turco, a Turquia montou uma das campanhas de vacinação contra o coronavírus mais rápido do mundo graças às vacinas chinesas, administrando pelo menos uma dose a quase 18 milhões de pessoas, mais de um quinto de sua população. Mas após médicos e autoridades turcas causarem atrasos nos carregamentos da farmacêutica chinesa Sinovac, a campanha de vacinação tem tropeçado. Segundo a presidente da Associação Médica Turca, Korur Fincanci, na semana passada, partes da robusta rede de vacinação do país praticamente pararam quando hospitais e clínicas foram forçados a recusar pacientes. 

A luta da Turquia para conseguir as doses de vacina é a mais recente ilustração da influência da China sobre o destino das nações que lutam contra uma pandemia. A exportação de milhões de doses de vacina da China forneceu resultados para dezenas de países em desenvolvimento que têm dificuldade em obter vacinas ocidentais e previne um projeto de domínio de Pequim através da "diplomacia da vacina".

Mas a generosidade da China surgiu em meio a preocupações de autoridades de saúde em alguns dos países sobre a eficácia das vacinas e perguntas de analistas da indústria sobre a capacidade de produção do país de acompanhar uma lista cada vez maior de clientes no exterior. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário