USP confirma primeiro caso da mutação sul-africana do coronavírus no Brasil

Infecção de mulher não tem histórico de viagens foi notificada no interior de São Paulo

Por Da Redação
Ás

USP confirma primeiro caso da mutação sul-africana do coronavírus no Brasil

Foto: Reprodução/TecMundo

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) confirmaram nesta terça-feira (7) que a amostra coletada na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, há uma semana, é da variante do coronavírus encontrada em dezembro de 2020 África do Sul. A notícia foi publicada no pelo Jornal da USP. A preocupação de médicos e especialistas é que essa mutação tem mais chance de transmitir e de escapar das respostas imunes de vacinas ou infecção anterior. 

Segundo o estudo, a mulher de 34 anos que apresentou a mutação não teve histórico de viagem para o país africano e nem teve contato com pessoas que estiveram fora do Brasil. Em entrevista ao periódico, o pesquisador Rafael dos Santos Bezerra, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, um dos autores do trabalho, afirmou que não é possível saber como a variante chegou ao Brasil. 

"A hipótese mais segura nesse instante é que seja uma cepa importada, pois Sorocaba é uma área de indústrias com alto fluxo de pessoas, porém apenas com mais estudos isolados poderemos confirmar um possível evento de convergência”, explicou. 

A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores de amostras genômicas do vírus no Estado de São Paulo. O Instituto Butantan coordena o estudo, que tem participação da USP e outras instituições de pesquisa. No ensaio, foram sequenciados 217 genomas do vírus, a partir de uma coleta de amostras em diversas cidades paulistas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário