Autorização Eletrônica de Viagem para menores cresce 265% em período de férias
Desde agosto de 2021, procedimento pode ser feito no formato digital
Foto: Reprodução/Pixabay
As Autorizações Eletrônicas de Viagem (AEVs) nacionais e internacionais para menores desacompanhados de pelo menos um de seus pais cresceram 231% em junho deste ano em comparação com a média mensal de atos praticados desde fevereiro de 2022, quando o documento digital começou a ser emitido pelos Cartórios de Notas do Brasil. No mês passado, foram registradas 1.163 solicitações em todo o País, frente a uma média de 318 pedidos nos demais meses do ano.
Somente na primeira quinzena de julho deste ano, durante as férias escolares, foram registradas mais de 950 AEVs. Desde agosto de 2021, responsáveis por menores que necessitam viajar desacompanhados dos pais pelo Brasil ou para o exterior podem fazer a Autorização de Viagem (AEV) de forma eletrônica, realizando o procedimento de reconhecimento de firma por videoconferência.
O modelo físico permanece disponível, sendo realizado por meio de reconhecimento de firma, feito presencialmente pelos responsáveis do menor em Cartório de Notas, em um formulário físico que deve ser preenchido e impresso.