Autos

[Avaliação] HB20S Evolution tem o “básico” necessário

Avaliamos a versão do sedã compacto que custa R$ 78,9 mil e traz motor turbo, câmbio automático e multimídia

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

[Avaliação] HB20S Evolution tem o “básico” necessário

O HB20S foi o carro cujas vendas mais cresceram em 2020 após assumir o posto de carro custo benefício com versões mais em conta. Desde 2019 quando foi lançado na Bahia a nova geração, o HB20 mesmo com visual polêmico tem subido no ranking e fica entre segundo e terceiro mais vendido do mercado. 

No caso do sedã, vem conquistando consumidores ainda que distante do líder Onix Plus que vendeu 6.501 unidades em fevereiro, do Virtus que se mantém na segunda colocação com 2.162 unidades. O Hyundai teve 1.934 unidades emplacadas no mês passado e agora o Farol da Bahia avaliou a versão três volumes do HB20, a Evolution. 

Tem o que é preciso 

Em um segmento altamente competitivo com Onix Plus e Virtus o HB20S Evolution combina o bom motor turbo 1.0 TGDI com injeção direta, 120 cv e 17,5 kgfm de torque e câmbio automático de seis velocidades além de controles de tração e estabilidade, freios ABS (obrigatórios) com distribuidor de frenagem. Também traz piloto automático com limitador de velocidade, assistente de partida em rampas, direção elétrica, ar-condicionado manual com mostrador digital, volante multifuncional, sistema Isofix, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo no painel e coluna de direção com regulagem de altura e de profundidade, rodas de 15 polegadas e multimídia blueMedia com tela de 8 polegadas e sistema Android Auto e Apple CarPlay.

Desempenho interessante 

O Hyundai HB20S tem boa performance ao volante com dirigibilidade afiada. Os 120cv levam o sedãzinho com facilidade e mínimo ruído do motor três cilindros ouvido somente no limite do funcionamento. 

O câmbio de seis marchas é bom embora vacile um pouco nas reduções em uma conduta mais esportiva. Em valetas e situações de piso escorregadio a atuação do controle de tração e estabilidade é forte com um ruído característico. Mesmo quando carregado o HB20S se mantém responsivo e confortável. Em termos de espaço os 475 litros de porta malas são ótimos mas o acabamento do compartimento é simples e ao passar em valetas e quebra-molas se nota a peça batendo se o veículo estiver descarregado. 

Econômico o HB20S rendeu 7,5km com etanol na cidade e 10km por litro na estrada. Ao longo de uma semana este foi o único combustível que pudemos rodar ao longo da avaliação. 

 

O que ele nao tem? 

Claro ele para ser mais em conta a versão Evolution abre mão de alguns itens. Esta versão não tem equipamentos como faróis em LED e bancos em couro. Também traz somente dois airbags obrigatórios). Se o comprador desejar pode acrescentar câmera de ré e alerta de saída de faixa é mais duas bolsas de segurança adicionais mas deve desembolsar R$ 3 mil adicionais. 

Custo benefício: esta versão é mais interessante que a Diamond Plus que embora seja bem mais equipada ja está na faixa dos R$ 88 mil. O preço do modelo Evolution é R$ 77.090,00 e com R$ 3 mil adicionais do pacote de segurança chega em R$ 80 mil.

Concorre diretamente com o Onix Plus LT que é mais em conta por R$ 75 mil e com o Virtus 1.6 MSI de R$ 81,2 mil. A vantagem do Hyundai está nos cinco anos de garantia, no preço das seis primeiras revisões que é o mais em conta (R$ 3.100) e seguro estimado em R$ 2.000 por ano, um dos menores da categoria.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.