Avaliação: JAC T80 tem 7 lugares e 210cv por R$ 148,9 mil
Com um ano de mercado conteúdo agrada com poucos deslizes
Desde abril de 2019 a Jac Motors oferece no mercado brasileiro o T80, SUV de grande porte com motor turbo de 210cv e itens de conforto para tratar bem seus ocupantes. Com sete lugares o T80 impressiona pelo tamanho apesar do design não ser uma unanimidade e faltarem alguns itens que concorrentes já trazem.
O JAC T80 é uma boa ideia para levar sete passageiros pois grande chinês é generoso. Sao 4,79m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos para acomodar sete pessoas inclusive adultos nos bancos retráteis na última fileira. Para estes há relativo conforto além de alto falantes (são dez ao todo) e até tomada 12V. Se não for preciso levar sete passageiros o porta-malas do Jac T80 tem 620 litros. Rebatendo os bancos a capacidade sobe para 1.550 litros.
Viajar com o JAC T80 é contar com um motor de acerto interessante: o 2.0 turbo a gasolina que rende 210cv com 30,5 kgfm disponíveis 1.800 a 4.000 rpm. Mesmo com os 1725kg do crossover há muita disposição quando se pisa no acelerador. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis relações mas fica devendo shift paddles. Na prática a potência é ótima mas o câmbio parece vacilar em algumas reduções. A suspensão independente na dianteira e traseira traz conforto e precisão acima da média para um utilitário esportivo do seu porte.
Ponto positivo fica para o consumo: registramos 8,5km por litro na cidade que sobe para 10,5km na estrada conforme o computador de bordo. Aliás o carro traz um painel interessante e completo e o acabamento surpreende deixando concorrentes para trás como Mitsubishi Outlander e Volkswagen Tiguan AllSpace considerando este quesito. Bem acabado, porem, uma análise atenta mostra que as linhas se inspiram nos Mercedes Benz.
De série o JAC T80 tem itens como faróis de projeção com acendimento automático e DRL em LED, piloto automático (não adaptativo), chave presencial, teto solar panorâmico elétrico, ar-condicionado automático duas zonas e os controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas e seis airbags além do freio ABS e disco nas quatro rodas. Os bancos são em couro e o do motorista é elétrico e conta com aquecimento, refrigeração e até massageador.
Embora tecnológico na motorização o JAC T80 fica devendo uma multimídia melhor. O som é de boa qualidade da marca premium Infinity com 280 watts RMS e dez alto falantes mas não há Android Auto ou Apple Car Play e sim um sistema de espelhamento de smartphones. Também faltam itens já comuns entre os crossovers como alerta de ponto cego, fluxo cruzado e frenagem de emergência. Mesmo com estas ausências é de se considerar o preço de R$ 148,9 mil. Temporariamente a JAC oferta o veículo por R$ 144,9 mil. Também com sete lugares o Mitsubishi Outlander 2.0 é menos potente (160cv) mas igualmente equipado na faixa de R$ 160 mil ou o Peugeot 5008 com motor THP 1.6 turbo de 173cv por R$ 190 mil. Já o Volkswagen Tiguan AllSpace R-Line vem com itens como a frenagem automática mas o preço é bem mais alto: R$ 197,9 mil. Há ainda opções acima dos R$ 230 mil como o Hyundai Santa Fe e KIA Sorento.