Avaliação: Volvo XC40 fica mais equipado e menos potente
Crossover está quase 60cv mais fraco mas ficou muito bem equipado
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A Volvo tem obtido bom desempenho nas vendas sendo a terceira colocada entre as marcas premium e lider quando o assunto são os Crossovers com o XC60, o mais vendido, XC90 e o compacto XC40. Mas como anda a versão intermediária do XC40 equipado com motor menos potente?
Desta vez conhecemos o SUV equipado com motor T4 2.0 de 190cv de 30,6kgfm de torque com câmbio automático de oito velocidades. A versão traz controle de tração e estabilidade mas não adota tração integral como o BMW X1, por exemplo, que é um dos seus rivais.
Em termos visuais a versão Inscription não traz grandes mudanças além das rodas aro 19 com desenho específico. O carro tem equilíbrio nas linhas bem atuais com destaque para a traseira com o “ombro” proeminente que é um ponto de destaque no carro. Espaçoso, o XC40 é um SUV na essência, alto e com posição de dirigir elevada e agradável.
Um dos requintes do interior é a alavanca do câmbio em cristal assinada pela grife Orrefors. Na linha atual o Volvo XC40 ganhou itens como o teto solar panorâmico, porta-malas com abertura elétrica, faróis direcionais, iluminação interna com 28 pontos e soleiras de alumínio nas portas entre outros itens com destaque para o piloto automático adaptativo com Pilot Assist (volante com assistência).
Avaliação
Antes vale lembrar que o XC40 Inscription perdeu o motor 2.0 turbo de 254cv para optar pelo 2.0 mais “manso” de 190cv. Apesaar de bem menos potente a própria marca admite que os consumidores desse perfil de veículo preferem um automóvel mais equipado. Só faz falta uma tração integral já que o XC40 é alto e pode não acompanhar motoristas com conduta mais esportiva.
As características presentes em toda alinha merecem destaque novamente como a boa multimídia de tela vertical, direção elétrica leve e precisa, conforto a bordo para todos os passageiros e um porta malas bem amplo de 432 litros com prateleira que permite várias configurações inclusive uma peça dobrável que separa o espaço em duas áreas diferentes.
A segurança também é item de destaque nesta versão com 6 airbags, freios ABS com disco nas quatro rodas, frenagem autônoma de emergência entre outros itens. Para quem está acostumado ao Volvo só faltou o alerta de ponto cego ou de fluxo cruzado que é um item de versões mais caras como a híbrida.
Com bom custo benefício o XC40 só ficou mais caro desde que chegou à linha 2020. Em março custava R$ 196,9 mil e agora sai por R$ 224,9 mil. Por culpa do câmbio, essa tem sido a tendência de preço não só da linha Volvo mas de qualquer veículo importado vendido por aqui. Concorrente do Audi Q3 e do BMW X1, ele traz boa relação custo benefício é ótimo espaço com farta lista de equipamentos.