Avaliamos a versão de entrada da nova Fiat Strada

Com motor de 88cv e capacidade para levar 720kg de carga ela evolui diante da versão antiga

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Avaliamos a versão de entrada da nova Fiat Strada

Com menos de dois meses de vida a nova geração da Fiat Strada só tem o que comemorar. Com 25 mil pedidos e tempo de espera que chega a 60 dias a FCA agiliza a produção de Betim para atender a demanda. Enquanto isso o Farol da Bahia avaliou a nova Strada na versão mais simples, a Endurance, por R$ 63,5 mil. 

Esta é a versão mais em conta da pick-up. O visual despojado; pára-choques sem pintura assim como retrovisores já mostram o propósito de um certo feito para trabalhar em um carro sem frisos ou cromados. No espaço interno pouca mudança além do estepe posicionado abaixo da caçamba o que rende espaço diminuto para colocar uma sacola ou outro objeto entre o banco e o limite da cabine. 

Nesta versão Endurance ela usa o velho 1.4 Fire, o mesmo do velho Uno, nenhum ajuste mas mesmo com seus 88cv ela rende o suficiente com o câmbio de cinco marchas já conhecido. 

Porém o carro das fotos tem alguns opcionais. O mais importante deles alem da capota marítima de R$ 800 é o pacote Tech de R$ 2.990 uma boa multimídia com sistema Uconnect, sensor e câmera de ré além do alarme na chave, itens necessários até para uma utilitária. De série ela conta com direção hidráulica, ar condicionado além dos obrigatórios freios ABS e duplo airbag. 

Apesar de manter o motor e o câmbio de cinco marchas antigos nosso teste com a Strada mostra várias evoluções que são itens de série. Desde o modelo de entrada ela conta com Controle de estabilidade e tração mantém a trajetória segura com ou sem carga e o ajuste da suspensão deixou a traseira igualmente mais firme sem solavancos das antigas versões. Quem compra Strada vai saber que a suspensão traseira com mola foi mantida e a robustez é a mesma em pisos arenosos ou mesmo com lama e cascalhos. 

O sistema TC+ também está na versão de entrada. Em caso de falta de tração ele direciona a força de forma instantânea. Longe de ser uma tração integral mas já ajuda em pequenas demandas. E o ABS Off Road quando exigido mantém a trajetória reta mesmo em frenagens agressivas. 

É certo que quando carregada com até 720kg a Strada se mostra nada além do suficiente para seus parcos 88cv. Se a demanda for para uso em estrada vale a pena apostar nas versões com Firefly 1.3 de 109cv. Nos dois modelos o ajuste do câmbio privilegia a tração e ela sempre anda com giro mais alto em relação a um carro de passeio comum. 

Ao longo do nosso teste a Strada fez 7,4km/litro com etanol em percurso 100% urbano sob trânsito intenso. Ficou abaixo dos 8,3km/litro informados pela Fiat ao Inmetro. O valor da Fiat Strada Endurance avaliada é R$ 63.590,00 porém com opcional do pacote Tech que inclui multimídia e câmera de ré (R$ 2.990), capota marítima (R$ 800), calotas (R$ 150), Pack Worker com vidros e travas elétricas além do alarme (R$ 2.500) o preço já chega na versão Freedom com o motor de 109cv.

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