Avaliamos o Peugeot 2008 THP Griffe automático
Motor mais potente entre os compactos é destaque com 173cv
O Peugeot 2008 é um dos símbolos de renovação da marca francesa no país. Compartilha plataforma com o Citroën C4 Cactus, outro SUV da PSA e ambos fazem um grande sucesso na Europa. No entanto, só no final do ano passado o 2008 passou a oferecer o motor THP com câmbio automático na versão topo de linha, Griffe. De longe, ele é o SUV compacto mais rápido do mercado deixando até mesmo o Volkswagen T-Cross 1.4 TSI de 150cv para trás ou o Jeep Renegade 1.8 de 139cv, para citarmos os mais potentes entre os SUVs compactos. O Citroën C4 Cactus Shine traz o mesmo motor e por isso tem vendido tão bem, aliás o que mais vendeu entre as marcas da PSA no Brasil.
O Peugeot 2008 THP Griffe vem com transmissão automática de seis marchas na versão Griffe, disponível a partir de R$ 99 mil. Neste caso o crossover oferece 173cv e 24,5kgfm de torque disponíveis logo a partir das 2.000rpm. Com 1.248kg, o 2008 se mostra ágil e leve ao volante. Nesta versão há o controle de tração e estabilidade que atuam rapidamente nas curvas e situações de perda de tração. O Grip Control tem o conhecido botão giratório com os modos de condução e desligamento do controle de estabilidade.
Motor forte
O motor é o ponto elogiável do Peugeot 2008. Os 173cv o colocam à frente dos concorrentes para quem quer desempenho. O propulsor turbo é moderno, tem injeção direta e baixo consumo de combustível. A relação do câmbio com o motor, por vezes, mostra-se pouco ágil. Principalmente em reduções de marcha ou freadas bruscas o câmbio parece não entender de pronto a necessidade de força. O efeito de freio motor também segura o carro excessivamente em declives.
Espaço e acabamento
O porta malas de 402 litros é muito bom para um carro de apenas 4,15m de comprimento. O compartimento é alto o que permite levar bagagens grandes sem dificuldade.
O acabamento do carro é outro ponto de surpresa. O painel tem três tipos de material como black piano, plástico vermelho escuro e preto, tudo com bom encaixe e sem falhas. O mesmo se repete nos bancos e forrações. Apesar disso, o espaço interno para quem viaja no banco de trás não é amplo. O espaldar é reto demais e há túnel elevado na carroceria além do teto baixo o que pode causar incômodo aos mais altos. Uma solução seria usar um trilho reduzindo o porta-malas ou permitindo ajuste do banco.
Conectividade
A multimídia de 7 polegadas se integra ao Android Auto e Apple CarPlay, há comandos do carro como climatização e consumo mostrados na tela. A solução é do tipo flutuante com a tela projetada sobre o painel
Apesar da multimídia de boa qualidade há apenas uma entrada USB no Peugeot 2008. E o conector está posicionado na tela, em posição superior, mas poderia estar no console e oferecer ponto de carga para o passageiro e para quem viaja no banco de trás.