Avaliamos o Sandero Stepway 1.6 CVT: vale a pena a compra?
Modelo vem bem equipado na versão Icon com motor 1.6 e câmbio automático CVT
Foto: Guilherme Magna
O Sandero já teve posição mais confortável no mercado brasileiro ao ocupar a terceira e quarta posição entre os mais vendidos. Remodelado completamente em 2019, o Sandero ganhou na versão Stepway uma proposta de utilitário esportivo light usando o mesmo conjunto mecânico do Duster e Captur: 1.6 SCe de 188cv associado ao câmbio CVT.
Visual imponente e mesmas qualidades
O Stepway perdeu o nome Sandero para se dissociar das versões mais em conta com motor 1.6 e sem os seus adereços de aventura. Agora mais alto (185 mm, 45 mm a mais que o Sandero com câmbio manual) e com visual mais bruto, o carro ainda tem ares de novidade e isso acontece porque a maioria dos Sandero que você vê na rua são das versões baratas e com motor 1.0 Sce. Os faróis em LED neste caso dão um visual mais moderno para o carro, os novos para-choques dianteiro com apliques em cromado nos faróis de neblina e skis (dianteiros e traseiros) na cor prata reforçam ainda mais o visual SUV. As lanternas invadindo a tampa do porta-malas tem visual escurecido e parecem maiores quando contrastam com a cor chamativa. O Stepway traz novas rodas de 16” bíton diamantadas, na cor cinza Erbe.
Por dentro, o carro repete o plástico duro com pouco requinte no contorno do cluster e saídas de ar e vem equipado com Media Evolution, a nova central multimídia com tecnologia Android Auto e Apple Carplay. A central ainda traz as funções Bluetooth, câmera de ré (em algumas versões), Eco Scoring e Eco Coaching, que ajudam o motorista a economizar combustível auxiliando na maneira de dirigir, acessadas diretamente no carro. Infelizmente traz só uma saída USB localizada na parte superior da tela.
De série o Stepway Icon, versão que testamos, traz controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), piloto automático (controlador e limitador de velocidade), bancos de couro, sensor de chuva, sensor de luminosidade e rodas de liga leve 16 polegadas bíton diamantadas.
1.6 é limitado mas com boa saída
Após a remodelação do ano passado o Sandero ganhou um painel mais elevado, efeito que fica ainda mais forte no Stepway. O painel é de construção retilínea, destacado do console e com a alavanca destacada do câmbio CVT.
Inicialmente rodando na cidade, é possível notar o bom trabalho da suspensão. A absorção de impacto com solo é algo que agrada os ocupantes do carro e apesar da altura as valetas e lombadas não incomodam, a não ser que sejam solavancos contínuos como em vias praianas e no sertão com asfalto esburacado. Continua como ponto de destaque a cabine espaçosa e os bancos largos. Na estrada o carro desenvolve bem de maneira confortável mas não é feito para exageros nem para superar os 120km/h onde ele se mostra ruidoso. Ainda assim, nas curvas o controle de estabilidade e tração fazem a diferença corrigindo a trajetória do carro, itens que o Sandero 1.0 por exemplo, não tem.
Um ponto de melhoria para o carro seria a relação entre motor e câmbio. As saídas são espertas em baixa rotação mas em alguns momentos existe a sensação de que o CVT demora a responder e que é mais rápido do que o motor. Rodamos por cerca de 400km com o carro e registramos uma média de 6,8km/l, sempre abastecidos com etanol e usando ar condicionado em todas as viagens, em parte com cinco ocupantes no veículo. É uma média razoável e que não repete a eficiência do modelo 1.0 que faz cerca de 9,0km/litro com o combustível vegetal.
O Stepway 2020 tem preço a partir de R$ 61.990, podendo custar até R$ 73.090 na versão topo de linha Iconic que testamos. Mesmo com os descontos aplicados quase sempre pelas concessionárias seu valor já se aproxima do Duster e ainda traz menos equipamentos que seus concorrentes diretos. Faltam, por exemplo, mais entradas USB, apoios de braço, um carregador por indução já encontrado em modelos mais baratos do mesmo segmento e uma relação mais pacífica do câmbio com o motor. O Stepway é sim um carro interessante, espaçoso e bem equipado mas é caro para o que oferece especialmente considerando modelos que a própria marca já oferece.