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Avaliamos o veterano Fiat Grand Siena com GNV de fábrica

Sedã tem espaço suficiente, desempenho limitado mas custa pouco

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Avaliamos o veterano Fiat Grand Siena com GNV de fábrica

Mesmo sob a sombra do Fiat Cronos, o Grand Siena segue oferecido no mercado brasileiro como “modelo de combate” no aquecido segmento de sedãs com preço mais acessível e motor antiquado bem como seu design. Mas isso pode não ser importante para boa parte dos seus compradores que querem um carro mais acessível e não fazem questão senha modelo atualizado com as novas tecnologias ou não querem pagar por isso. 

Assim a Fiat mantém o sedã em fabricação, pois ainda é uma boa opção para frotistas, motoristas de aplicativo, taxistas ou para quem quer um carro mais em conta. Para melhorar ainda mais a experiência do público-alvo, a Fiat equipou o sedã com kit GNV de fábrica que sai por R$ 63 mil. Seus preços vão de R$ 51 a R$ 57 mil em duas versões com motor 1.0 Fire de 75cv ou 1.4 de 88cv, derivados do velho Uno. 

No visual o Grand Siena tem aparência já conhecida sem mudanças além da grade com detalhes novos na linha 2021. Fora isso, é o mesmo carro que estreou no país em 2012 com exceção dos motores já que ele ofereceu no passado os propulsores da família e.TorQ. 

Carro na prática 

Barato, o sedã tem suas limitações de projeto. São 4,29m de comprimento e 2,51m de entre eixos, o que auxilia no bom espaço interno e espaço no porta-malas (520 litros). Por dentro o carro comporta cinco ocupantes de maneira confortável, já que na parte traseira o túnel central não é tão elevado. 

No quesito conectividade o carro deixa a desejar, começando pela chave que não tem abertura e travamento a distância mas sistema convencional. Apesar do carro ser equipado com ar-condicionado, travas e vidros elétricos, a direção ainda é hidráulica. Contando com a versão GNV, o Grand Siena é comercializado em apenas três versões, 1.0, Attractive 1.4 e Attractive 1.4 GNV como o modelo das fotos.

Outro ponto que deixa a desejar no Grand Siena é a motorização. Na versão GNV, o carro é equipado com motor Fire 1.4 de 88cv e câmbio manual de cinco marchas. Ou seja, é o mesmo motor dos antigos Palio Fire. Importante citar que nesta versão GNV o carro aceita apenas gasolina. Nas demais ele é flex. 

Dia a dia a bordo do Veterano

Rodar com o Grand Siena é, claro, um deja vu, uma vez que ele tem visual conhecido e não será notado como novidade nas ruas. Como o carro tem opção de GNV os dois cilindros localizados no porta-malas do carro roubam boa parte do espaço, mas compensa pela economia. Somados os cilindros tem capacidade de 15m3 e quando zerados demoram um pouco menos de cinco minutos para o abastecimento. 

O kit instalado no Grand Siena trabalha com um módulo eletrônico que conversa com o sistema original do carro. Isso significa que em situações de arrancadas ou retomadas, onde a potência máxima é mais exigida o motor funciona com gasolina ou etanol, mudando automaticamente para o GNV se ele estava selecionado anteriormente. O desempenho não muda ao usar gás natural uma vez que o kit é de quinta geração devidamente homologado pela Fiat. 

O motor é limitado naturalmente, rodando com gasolina o carro pede mais potência e a inclusão de mais uma marcha para seus parcos 88cv especialmente na estrada.

Rodamos com o Grand Siena em trechos urbanos e rodoviários. Dentro da cidade nossa média com gasolina foi de 10,1km/l, já na estrada 12,9km/l. Com GNV rodamos cerca de 200 quilômetros com os cilindros cheios ao custo de R$ 31. 

Com destaque para o espaço interno, o Grand Siena é a opção mais barata do mercado. Considerando seus concorrentes ele sai por menos que o Ford Ka Sedan S de R$ 53 mil e também o Chevrolet Joy Plus 1.0, com preços a partir de R$ 56.090 e ainda o Nissan V-Drive, que custa a partir de R$ 57.190 com motor 1.0. Mesmo equipado com motor 1.4, ele custa menos que os dois (R$ 55.790), se tornando uma boa opção para quem abre mão de tecnologia e prioriza espaço interno e relativa economia de combustível. Por R$ 63.050 ele tem o kit GNV, opção única no mercado de grande utilidade para quem roda muito e se encaixa nesse perfil de público mais conservador. Vale lembrar que, na prática, o carro é oferecido com mais descontos na concessionária

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