Avanço global do coronavírus deve levar governo a cortar previsão de alta do PIB
Posição sobre a estimativa deve ocorrer até o fim da próxima semana

Foto: Reprodução
O Ministério da Economia deve revisar a previsão da alta do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2020 devido o efeito da epidemia do coronavírus pelo mundo e no Brasil. A posição sobre a estimativa deve ocorrer até o fim da próxima semana.
Sem promessas de adotar medidas para estimular a economia, o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE), Adolfo Sachsida, comentou que o melhor "remédio" para enfrentar esses efeitos negativos é avançar nas reformas no Congresso.
A SPE é responsável pela elaboração das previsões oficiais de crescimento do PIB no governo brasileiro. Os anúncios oficiais têm sido mostrados pela secretaria sempre que os números são refeitos, seja em cenário de alta ou baixa.
Para fazer a avaliação, o secretário disse que a SPE monitora diariamente três fatores que podem apontar o impacto do coronavírus na economia do Brasil: o crescimento no resto do mundo, a evolução do mercado internacional de commodities e a eventual falta de insumos comprados no exterior para abastecer a indústria local.