Avião da Força Aérea Brasileira desaparece com doi militares a bordo em Santa Catarina
Local onde a aeronave desapareceu é uma região montanhosa, de Mata Atlântica, que dificulta buscas
Foto: Divulgação/FAB
Uma aeronave, modelo T-25 Universal da Força Aérea Brasileira (FAB), desapareceu nessa sexta-feira (4) na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, durante um voo de treinamento, com dois militares a bordo. As buscas já foram iniciadas.
O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico da FAB informou que está coordenando as operações de buscas. A perda de sinal ainda não foi esclarecida pela corporação.
De acordo com informações do Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar Diego Losso, responsável por coordenar as buscas, o local onde a aeronave desapareceu é uma região montanhosa, de Mata Atlântica, o que dificultou o acesso por via terrestre nas buscas.
“Não é um conjunto de montanhas muito alto, uns 2000 pés. Mas quando a meteorologia degrada, as nuvens ficam mais baixas a gente não consegue por essa cadeia de montanhas e a gente tem que fazer um desvio pela cidade de Tijucas“, declarou o tenente-coronel Losso, que também é piloto, ao O Antagonista.
“A meteorologia não estava muito favorável, o pessoal não consegui fazer buscas em determinados lugares porque as nuvens estavam cobrindo o relevo. Amanhã, com o tempo claro, vamos retomar as buscar por aeronave“, informou o militar.
Segundo Losso, não há como dizer se houve ou não a queda da aeronave, e que não há nenhuma confirmação sobre fumaça e luzes que moradores supostamente teriam visto no Morro de Moretes.
“É muito comum quando há acidentes envolvendo aeronaves que as pessoas avistem foto, aeronave, fumaça ou um barulho diferente. Na verdade, as pessoas não têm conhecimento. É muito complicado a gente afirma qualquer coisa agora“, explicou o militar.
Leia a íntegra da nota da FAB:
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta sexta-feira (04/11), uma aeronave T-25 Universal da Academia da Força Aérea (AFA) desapareceu na região da Grande Florianópolis (SC). Os dois militares a bordo realizavam um voo de treinamento”.
“O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba coordena as operações de busca. Uma aeronave C-105 Amazonas e um helicóptero H-36 Caracal da FAB foram acionados para realizar buscas e estão em deslocamento para a região. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já atua para localizar a aeronave.