Avião do Batalhão de Operações Aéreas dos Bombeiros faz pouso de emergência em Lages (SC)
Aeronave pousou sem trem de pouso após identificar problema durante voo de teste
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Santa Catarina
Uma aeronave do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina precisou fazer um pouso de emergência na sexta-feira (5) no aeroporto de Lages, localizado a cerca de 230 km de Florianópolis. Apesar do susto, os dois bombeiros que estavam a bordo não sofreram ferimentos.
O avião acidentado é um bimotor turboélice modelo Carajá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave estava em Lages para passar por um procedimento rotineiro de manutenção. Após a conclusão do serviço, a tripulação decolou para um voo de teste.
Durante o voo, foi identificado um problema no trem de pouso. Por isso, a aeronave precisou retornar ao aeroporto e aterrissar sem os equipamentos, em um procedimento conhecido como “pouso de barriga”.
O incidente aconteceu por volta de 11h20 e equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para dar apoio na retirada da aeronave do local, já que houve vazamento de combustível após o impacto. As equipes atenderam um princípio de incêndio, que foi combatido com o uso de água e espuma.