Vídeo: Bahia arranca empate com o The Strongest e leva vantagem para confronto de volta na Libertadores
Tricolor precisa de um simples triunfo na Fonte Nova para seguir para próxima fase

Foto: Letícia Martins/EC. Bahia
O Bahia empatou com o The Strongest em 1 a 1, em confronto disputado na noite desta terça-feira (18), no estádio Hernando Siles, na cidade de La Paz, na Bolívia, pela ida da primeira fase da Pré-Libertadores. Um simples triunfo no jogo de volta, na próxima terça-feira (25), na Fonte Nova, em Salvador, faz o Tricolor avançar de fase.
A primeira etapa do Bahia começou com pressão, mas aos poucos a dificuldade de se adaptar a altitude começou a dar os primeiros sinais. Não atoa, o Tricolor cedia alguns espaços defensivos, que em um deles foi muito bem aproveitado por Guerrero, que abriu o placar.
O Bahia já começou assustando logo com dois minutos da primeira etapa. Caio Alexandre soltou o pé de fora da área, o goleiro defendeu e a bola explodiu no travessão.
O jogo começou muito quente e logo cedo já se tornou favorável para o Bahia, quando aos cinco minutos, Ursino foi expulso após entrada dura em Gilberto.
A expulsão naturalmente fez o Bahia tomar conta da partida e ter boas oportunidades para abrir o placar, como aconteceu aos 35 minutos.
Erick Pulga fez boa jogada pela esquerda e cruza rasteiro. Lucho dominou e chutou, mas parou na grande defesa de Banegas.
Era esperado que o gol realmente fosse uma questão de tempo, e foi, mas não para o Bahia. Aos 38 minutos, Guerrero recebeu passe em profundidade, nas costas de Gilberto e bateu na saída de Marcos Felipe, para abrir o marcador na Bolívia.
Na segunda etapa, o Bahia demonstrou estar um pouco sentido com a altitude nos minutos inicias, mas aos poucos, o time foi se soltando e conseguiu chegar ao empate.
Aos 23 minutos, após troca de passes, Cauly bateu para o gol dentro da área, o goleiro Banegas defendeu, mas a bola foi caminhando lentamente para o gol, não antes de Willian José empurrar para as redes.
Sabendo da importância do resultado a ser construído na altitude, o The Strongest se lançou ao ataque em busca do empate.
Aos 31, López soltou um foguete de fora da área, que Marcos Felipe jogou para fora com a ponta dos dedos.
E a altitude? pois é, começou a afetar os defensores do Bahia no fim do jogo. Marcos Felipe e Kanu foram alguns que sentiram os mais de 3.500 metros de altitude. Porém, apesar do problema, isso não impediu que ambos seguissem em campo e ajudassem o Bahia a conseguir um importante resultado na Bolívia.
Nos minutos finais, com um jogo muito mais físico do que técnico, o Bahia se preocupou em se defender. Ataque já não era uma opção e isso não foi nenhum demérito. Contudo, em uma das poucas subidas ao ataque, quase que a virada veio.
Aos 48, Lucho recebeu passe dentro da área, cortou o zagueiro e mandou um chutaço para o gol, mas parou na grande defesa do goleiro.
O apito final do árbitro decretou o empate na estreia do Tricolor na maior competição do continente depois de 36 anos.
Confira o gol do Tricolor: