Bahia é destaque em seleção dos 15 principais destinos de ecoturismo do Brasil para 2026!
Com Chapada Diamantina, Abrolhos e Trijunção na lista elaborada pelo PlanetaEXO, estado lidera o ranking nacional com a maior diversidade de biomas e experiências.

Foto: Lucas Ribeiro
O estado da Bahia foi apontado como um dos principais protagonistas do turismo de natureza no país para o próximo ano. A plataforma PlanetaEXO divulgou nesta semana a seleção dos 15 destinos de ecoturismo no Brasil para se aventurar em 2026, e o estado garantiu presença com três regiões estratégicas: Chapada Diamantina, Abrolhos e Trijunção.
A curadoria, que avalia critérios como experiência em meio à natureza, receptividade local e alinhamento com a conservação, reforça a vocação da Bahia como um polo global de ecoturismo. O reconhecimento chega em um momento em que o Brasil ganha projeção mundial, tendo sido eleito Destino do Ano de 2026 pela revista Travel + Leisure.
Segundo Lucas Ribeiro, CEO do PlanetaEXO, a Bahia se destaca pela raridade de reunir ecossistemas tão distintos com alta qualidade turística.
"A Bahia é um universo em si mesma. Nossa seleção para 2026 destaca o estado porque ele oferece uma trindade perfeita do ecoturismo: o maior recife de corais do Atlântico Sul em Abrolhos, as trilhas monumentais da Chapada e a exclusividade do Cerrado na Trijunção. São experiências que valorizam a preservação do bioma e mostram a potência da natureza baiana para o viajante que busca reconexão," afirma o executivo.
Confira abaixo os detalhes dos destinos na Bahia que compõem a lista nacional:
Chapada Diamantina
Com mais de 38.000 km², o Parque Nacional da Chapada Diamantina é dono de algumas das cachoeiras e piscinas naturais mais bonitas da Bahia, incluindo as cachoeiras Buracão, Fumaça e Fumacinha, e os poços Azul e Encantado. Também esconde o Vale do Pati, ideal para caminhadas ecológicas.
Por que visitar: O Vale do Pati é considerado um dos melhores lugares do mundo para trekking, com trilhas que passam por rios, mirantes e cavernas. As cachoeiras do parque atraem turistas de diversos países por sua beleza e abundância.
|
Abrolhos
O maior recife de corais da América do Sul fica no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Bahia. O arquipélago de cinco ilhas apresenta ótimas condições para a observação de animais, em especial a baleia-jubarte. Praias de areia branca, mar azul e vegetação intensa impressionam qualquer um.
Por que visitar: Abrolhos é o principal destino de ecoturismo para a observação de baleias-jubarte. Apresenta ainda excelentes condições para mergulhos com snorkel ou cilindro. A hospedagem em catamarãs que flutuam nas águas do parque nacional torna a experiência ainda mais autêntica.
|
Trijunção
O Cerrado oferece uma experiência inesquecível na região da Trijunção, ponto exato em que Bahia, Goiás e Minas Gerais se encontram. Única hospedagem local, a Pousada Trijunção alia conforto a atividades como trekking e avistamento de lobos-guará, em parceria com o projeto Onçafari, sendo pioneira na conservação do bioma.
Por que visitar: O local permite vivenciar a biodiversidade do segundo maior bioma do país com exclusividade. A experiência une acomodações confortáveis, serviços diferenciados e iniciativas de turismo regenerativo em meio à natureza preservada.
|
Lista Completa: Os 15 destinos selecionados para 2026
Além dos destaques baianos, a curadoria do PlanetaEXO contempla os seguintes destinos:
Lençóis Maranhenses (MA)
Amazônia (AM/PA)
Cambará do Sul (RS)
Jalapão e Serras Gerais (TO)
Chapada dos Veadeiros (GO)
Vale do Catimbau (PE)
Pantanal (MT/MS)
Nobres (MT)
Barra do Garças (MT)
Serra da Capivara (PI)
Ibitipoca (MG)
Fernando de Noronha (PE)


